Doe Agora!

Malawi e Moçambique fazem intercâmbio na área de assistência alimentar


Malawi e Moçambique fazem intercâmbio na área de assistência alimentar

Foto: FAO/Divulgação

Com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre políticas públicas relacionadas à agricultura familiar e à alimentação escolar em seus países, representantes do Malawi e de Moçambique se reuniram, entre os dias 4 e 8 de maio, no Malawi, para participar da Oficina de Troca de Experiências do Programa de Aquisição de Alimentos África (PAA Africa). 

O programa PAA Africa (Purchase from Africans for Africa) foi uma iniciativa do governo brasileiro em parceria com o PMA (Programa Mundial de Alimentos), a FAO (Organização da ONU para Alimentação e Agricultura) e o DFID (Departamento para Desenvolvimento Internacional do Reino Unido) para promover a segurança alimentar e o fortalecimento da agricultura familiar.

De acordo com o PAA, o workshop foi um encontro proposto diretamente pelos países, com a finalidade de compartilhar e aprender com suas respectivas ações no âmbito da segurança alimentar. 

Em 2010, um diálogo entre Brasil e África sobre segurança alimentar foi o ponto de partida para reforçar as possibilidades de cooperação entre o continente africano e o lado brasileiro. 

O programa é baseado no apoio à produção dos pequenos agricultores e suporte às escolas no desenvolvimento de programas de alimentação escolar.

De acordo com a ONU, no Malawi, por exemplo, o PAA África foi implementado com o foco nas compras de produtos frescos e diversificados, com a descentralização de recursos para compras nas escolas. Já em Moçambique, a partir do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PRONAE), desenvolvendo-se a elaboração de cardápios escolares nutricionalmente balanceados e diversificados. 

RECOMENDADAS PARA VOCÊ