Doe Agora!

Mercadante: Venda da Embraer é retrocesso inaceitável


Mercadante: Venda da Embraer é retrocesso inaceitável

Foto: Embraer/Divulgação

Depois da Segunda Guerra, em vez de ampliar as compras da sucata bélica dia EUA, o visionário Brigadeiro Montenegro dedicou-se a construir o sonho de Santos Dumont, de o Brasil desenvolver uma empresa aeronáutica. Contratamos reitor e professores do MIT e começamos a desenvolver o ITA, e mais tarde a Embraer. Assim, a Embraer resultou do trabalho de várias gerações e de idealistas que pensaram grande o Brasil.

É um retrocesso inaceitável, de um governo o golpista que está destruindo um projeto de nação e a de inserção soberana do Brasil. Significa abdicar de um projeto de desenvolvimento científico, tecnológico e de inovações em um setor estratégico. Um imenso retrocesso, mais uma traição contra os grandes sonhos e o trabalho árduo e realizador de muitos competentes e patrióticos profissionais.

Essa venda sinaliza que o golpe fez um realinhamento geoestratégico, que coloca a política defesa do Brasil na órbita dos interesses geopolíticosdos EUA.

O governo golpista poderia ter vetado essa desnacionalização, com uso da golden share em poder da União. Contudo, preferiu, mais uma vez, submeter-se aos desejos de uma potência estrangeira. Com tal vendão, o Brasil perde a sua principal empresa de alta tecnologia.


Aloizio Mercadante, economista e foi ministro das áreas de Educação e Ciência e Tecnologia.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ