Doe Agora!

Moradores de Curitiba participam de ação em apoio à Vigília

Com carta de agradecimento e solidariedade e uma flor, os participantes visitaram os residentes do entorna da vigília Lula Livre


Moradores de Curitiba participam de ação em apoio à Vigília

Moradores participam de ação em apoio à Vigília. Foto: Eduardo Matysiak

Clique acima para participar do Financiamento coletivo para manter vivo o Instituto Lula.


Do Brasil de Fato

Na tarde de domingo (20), a Vigília Lula Livre realizou uma ação junto aos moradores do bairro Santa Cândida, onde fica a Praça Olga Benário. Munidos de uma carta de agradecimento e solidariedade e uma flor, os participantes da Vigília visitaram os residentes.

A carta agradece a compreensão dos habitantes locais e diz porque manter a resistência por #LulaLivre é uma ação que remete a todo o país e é de interesse de todos brasileiros que desejam a retomada da democracia com a participação legítima de Lula nas eleições.

Debate

Posteriormente, moradores da região norte de Curitiba se reuniram na Casa de Democracia, espaço nas proximidades da sede da Policia Federal onde atuam mais de 50 canais de comunicação, para debater sobre o momento político e formas de apoio da população local.

Para Justo Moreira, morador do bairro Atuba, é importante o apoio e compreensão da organização da população na vigília:

“Conheço o movimento e tenho feito algumas coberturas de vídeo pegando depoimentos dos moradores. O pessoal aqui está organizado em vários setores e a gente vê como cada um atua como espelho da casa que quer o bem-estar, a saúde. Um espelho da ideologia do melhor que quer a liberdade. A gente vê esse golpe nacional, também liderado por Sérgio Moro, que se faz um ídolo, um milagreiro, deixando povos partidos e outras tendências acomodadas, protegidas, e a gente vê o sacrifício de um grande ex-presidente da república, sendo vítima desses capitalista”.

A moradora do bairro Boa Vista, Isolda Clarice Nadolny, também se uniu ao grupo para expressar seu apoio: “Acho que a prisão do Lula foi injusta. Eu sou a favor da sua libertação para que ele possa disputar a presidência. Eu apoio a vigília, sou a favor do direito à manifestação, têm pessoas que são contra aqui, mas acredito que a maioria apoia”.

Veja a carta de agradecimento:

Caros moradores e moradoras,

Temos plena consciência de que a presença de tantas pessoas da Vigília Lula Livre pode causar desconforto. E é por isso que nos dirigimos a vocês, com todo o respeito, para explicar os motivos desta nossa iniciativa.

Se dependesse de nós, esta vigília nunca teria acontecido. Ela é, na verdade, resultado de um julgamento fraudulento, tramado durante anos com o único objetivo de condenar o ex-presidente Lula.

Nós estamos aqui porque não se pode abandonar alguém que foi preso injustamente, sem provas, por causa de um apartamento do qual nunca foi dono, nunca teve as chaves e nunca fez uso de qualquer maneira.

Estamos aqui porque a prisão de Lula serve para tentar impedir que ele dispute as eleições de 2018 e seja eleito Presidente da República.

Por ser líder disparado em todas as pesquisas eleitorais, os protagonistas do golpe não querem vê-lo vencer nas urnas pois isso significa o encerramento do ciclo de retirada de direitos, quebra da soberania nacional e da agenda neoliberal imposta aos brasileiros desde 2016.

Precisamos mostrar ao Brasil e ao mundo o ataque à democracia que significa manter Lula preso, sem ter cometido qualquer crime, e longe do processo eleitoral.

Queremos Lula Livre, porque só ele pode retomar o caminho de crescimento econômico e de redução da desigualdade social. Nos últimos dois anos, o desemprego aumentou, os direitos dos trabalhadores foram retirados e a aposentadoria do povo brasileiro está ameaçada.

Quando presidente, Lula foi o primeiro a assegurar o aumento real no valor do salário mínimo ano a ano, uma renda mínima para todo brasileiro e possibilidade de qualquer cidadão ter acesso à universidade pública e gratuita.

Seu governo desenvolveu programas sociais que beneficiaram milhões de pessoas, promoveu a geração de empregos, o crescimento econômico e o fortalecimento da da soberania nacional. Com Lula o Brasil se tornou referência mundial.

Hoje, tudo isso está perdido. Lula tornou-se preso político e não podemos permitir isso.

Esperamos que vocês compreendam a situação. Estamos empenhados em manter a vigília e seguir com os acordos firmados. Temos cumprido a lei do silêncio, estamos mantendo as ruas limpas e organizadas, em respeito a esta comunidade. Queremos contar com a compreensão de vocês para esta luta que não é apenas nossa, mas de todos os brasileiros e brasileiras que se preocupam com o Brasil que deixaremos para nossos filhos.

O que nos justifica é a certeza de que estamos fazendo isso pelo país, por nossos homens, mulheres e crianças.

Informamos que temos uma Coordenação responsável por tudo que acontece na Vigília e que estamos abertos ao diálogo.

Muito obrigado pela compreensão e apoio.

Organização da Vigília Lula Livre


RECOMENDADAS PARA VOCÊ