Doe Agora!

Mujica, 'por um mundo em que a educação superior seja acessível a todos'

Ex-presidente do Uruguai recebe o primeiro título honoris causa concedido pela Universidade Federal do Pampa


Mujica, 'por um mundo em que a educação superior seja acessível a todos'

Político uruguaio recebe honraria do reitor Hansen: "Homem voltado para a paz e a harmonia entre os povos" (Milene Marchezan/Unipampa)

Da Rede Brasil Atual 

No dia em que o Banco Mundial sugeriu acabar com o ensino superior público no Brasil, para alegria dos conservadores, o ex-presidente uruguaio e atual senador José Pepe Mujica defendeu "um mundo em que a educação superior seja acessível para todas as classes sociais e não para poucos". Ele recebeu, nesta terça-feira (21), o primeiro título de Doutor Honoris Causa dado pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em cerimônia em Santana do Livramento, cidade gaúcha na fronteira do Brasil com o Uruguai.

Segundo Mujica, aos poucos o mundo vai exigir qualificação em grande escala, exigindo cada vez mais trabalhadores com outro tipo de formação. "Penso que as massas trabalhadoras serão mais eficientes, porque poderão passar pela universidade", afirmou. "Ser um universitário é ter uma responsabilidade maior com a sociedade. Nossa maior herança é a civilização… O que nos obriga à solidariedade. O sentimento de solidariedade depende da sociedade."

O reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, ressaltou o papel das universidades no contexto da internacionalização. E acrescentou que cabe às instituições de ensino "reconhecer e agraciar aqueles que, por mérito, se destacaram pelas suas excepcionais ações". Ele se referiu a Mujica como "um homem que tem se dedicado de forma humilde a viver, com popularidade mundialmente reconhecida, voltado para a paz e a harmonia entre os povos". O título foi aprovado pelo Conselho Universitário no ano passado.

Com informações da Unipampa

RECOMENDADAS PARA VOCÊ