Doe Agora!

“Nos criticam pelos nossos acertos, mais do que pelos nossos erros”, afirma Lula em 5º Congresso do PT


“Nos criticam pelos nossos acertos, mais do que pelos nossos erros”, afirma Lula em 5º Congresso do PT

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

“Quem lê jornais acha que o Brasil está acabando. (...) Eles começam a dizer que a percepção da economia é mais importante que a própria economia. É fantástico!”, ironizou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na noite desta quinta-feira, no 5º Congresso do PT. Ele esteve ao lado da presidenta Dilma Rousseff no encontro, que aconteceu em Brasília e homenageou Luiz Gushiken e Marcelo Déda.

Lula lembrou que muitos ficam incomodados com as transformações ocorridas no Brasil nos últimos dez anos. “Se um Lula incomoda muita gente, Lula, Dilma, o PT e as transformações sociais incomodam muito mais”, brincou. O ex-presidente afirmou que há um preconceito de pele com os políticos e governos petistas e que mesmo com uma imensa geração de emprego – 1 milhão e 400 mil apenas em 2013 – as notícias são apenas negativas. “Nos criticam pelos nossos acertos, mais do que pelos nossos erros”.

Para baixar fotos em alta resolução, visite o Picasa do Instituto Lula.

Sobre as eleições de 2014, Lula afirmou que estará à disposição do partido e que vai às ruas pedir votos para Dilma Rousseff. Ele também ressaltou a importância das alianças para o cenário eleitoral.

A presidenta começou seu discurso lembrando uma fala de Nelson Mandela que afirma que algo parece impossível, até que seja feito. Dilma lembrou que a redução das desigualdades parecia não ser possível e foi feito. A inflação, que era de dois dígitos foi reduzida pela metade. “Superamos obstáculos colocados por aqueles que acreditavam que um outro Brasil não era possível”, ressaltou.

A presidenta afirmou ainda que “o PT não é um partido que deixa de ouvir os movimentos sociais e as ruas” e que seu governo funciona da mesma forma. Dilma lembrou a grande conquista que foi a destinação dos royalties do petróleo para a educação e explicou o Leilão de Libra e as vantagens do modelo de partilha para garantir ainda mais recursos."Isso não tem nenhuma relação com privatização”.

O presidente do PT, Rui Falcão, falou do novo cenário de comunicação trazido pela internet e se comprometeu a fazer uma gestão próxima das bases. Ele também defendeu a regulamentação da mídia para garantir a liberdade de expressão e proibir monopólios e oligopólios.

Ouça a fala completa de Lula no encontro:

RECOMENDADAS PARA VOCÊ