Faça parte. Contribua. Aprenda.

Contribua e aprenda com grandes intelectuais.
Doe R$ 200 ou mais e ganhe um curso. — Professor do mês: Ricardo Lodi Ribeiro.

Instituto Lula

Menu

"Nós poderemos construir um novo modelo de integração", afirma Lula em Lima

05/06/2013 22:30

Após receber o título de doutor honoris causa pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos, a mais antiga das Américas, o ex-presidente Lula falou com a imprensa sobre a importância da integração da América Latina. Ele ressaltou que a integração passa por diversas áreas sociais e que muito foi feito nos últimos anos.

Ele falou que com inteligência, maturidade e paciência se poderá construir uma integração que perpasse por áreas como a comercial, a política, a de infraestrutura, a de comunicação, a de cultura e das universidades.

O ex-presidente colocou a integração como uma tarefa difícil, mas afirmou que há um século de história que mostra como as coisas não devem funcionar. "A minha tese é que o Peru ficava olhando para os Estados Unidos e para a Europa e o Brasil ficava olhando para os Estados Unidos e para a Europa. Ficavam de costas um para o outro". Descobrir similaridades, fortalecer o desenvolvimento industrial e a explorar corretamente os minérios são caminhos apontados por ele para que uma integração real aconteça.

Lula lembrou que quando chegou à Presidência não existia nenhuma ponte entre Brasil e Peru e brincou: "agora os peruanos já poderão ir assistir à Copa do Mundo de carro, no Brasil".