Doe Agora!

Nunca houve convite a Armínio; matérias comprovam


Ao contrário do que disse o candidato Aécio Neves no debate da TV Bandeirantes, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não convidou Armínio Fraga para continuar no Banco Central após o término do governo Fernando Henrique Cardoso. A própria Folha de S. Paulo registrou esse fato na época em diversas matérias.

Vários perfis na internet, muitos deles anônimos, mas também o perfil da "Turma do Chapéu", que milita na campanha do candidato do PSDB, têm divulgado um link de uma matéria específica da Folha de S. Paulo, com fontes anônimas e que não fala em convite de Lula para confundir as pessoas: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u35701.shtml).

No dia 24 de setembro de 2002, durante as eleições, em sabatina ao jornal O Estado de S. Paulo, Lula declarou explicitamente que não manteria Armínio Fraga no Banco Central: http://noticias.terra.com.br/eleicoes/interna/0,5625,OI53141-EI380,00.html.

Em 5 de dezembro de 2002, matéria da Folha de S. Paulo de Patrícia Zimmermann, intitulada "Fraga se reúne com Lula e se nega a responder se continua no BC", diz claramente:"A reunião aconteceu um dia após Lula ter descartado a permanência de Fraga no BC após a posse, em 1º de janeiro." A Folha de S. Paulo mostra, nesta matéria, que Aécio Neves mentiu no debate: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u60213.shtml. Infelizmente, o jornal parece não ter sido capaz de encontrá-la no seu próprio arquivo para esclarecer a questão.

Em 11 de dezembro de 2002, coluna do jornalista Elio Gaspari aborda a vontade de financistas de impor Armínio a Lula.

"Pode-se acreditar que lá pelo meio do ano, Armínio Fraga tenha namorado a idéia de continuar na presidência do Banco Central. Ele gosta do cargo. Gosta muito. Lula não o queria no lugar. É verdade que houve petistas e mercadistas conspirando para que ele fosse mantido, mas nem tiveram influência suficiente para convencer Lula, nem a coragem necessária para expor suas propostas em público."

A coluna, que aliás é crítica ao PT, intitulada "O cavalheiro Armínio Fraga", diz que o homem que Aécio Neves quer para ministro da Fazenda "faz parte de um agrupamento de economistas que arruinou a nação". Ela pode ser lida aqui: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc1112200225.htm

Em 12 de dezembro nova matéria da Folha registra no seu final que  "O problema é que Lula já disse que não quer Armínio".http://acervo.folha.com.br/fsp/2002/12/12/2/

Ou seja, várias matérias da Folha de S. Paulo provam que Aécio Neves mentiu no debate da TV Bandeirantes quando falou que Lula convidou Armínio Fraga para continuar no Banco Central.

Da assessoria de imprensa do Instituto Lula.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ