Doe Agora!

"O Brasil está destinado a ser o celeiro do mundo"

O ex-presidente participou nesta quarta-feira (23), da inauguração de uma fábrica de amido de milho do grupo Tereos, em Palmital, interior de São Paulo


"O Brasil está destinado a ser o celeiro do mundo"

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta quarta-feira (23), da inauguração de uma fábrica de amido de milho do grupo Tereos, em Palmital, interior de São Paulo. Na cerimônia, ele também recebeu uma homenagem das mãos de seu ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, e de Márcio Freitas, da Organização das Cooperativas do Brasil. 

Lula comentou o estranhamento que ocorria no início do seu mandato em função da sua participação em inaugurações de empresas. Ele explicou que seu objetivo era mostrar avanços positivos no país, para que o destaque dado pela imprensa não ficasse apenas sobre notícias negativas.

Ele falou ainda dos problemas do setor sucroalcooleiro no país. "Cabe levantar a discussão e recuperar a performance que tínhamos nesse setor. "Para o ex-presidente, "o setor merece toda a atenção pela importância na matriz energética e pela geração de empregos".

O ex-presidente também defendeu a exportação do conhecimento brasileiro no setor para a África. "O Brasil tem que levar sua tecnologia (de etanol) para países africanos que têm uma conta-petróleo impagável". Para Lula, com a força de sua agricultura, "o Brasil está destinado a ser o celeiro do mundo." 

Jacyr Costa Filho, presidente da Divisão Brasil da Tereos, agradeceu a presença do ex-presidente. "É um prazer imenso tê-lo aqui pelo que o senhor fez pela agricultura. No seu governo o Brasil passou de um exportador eventual de milho para o segundo maior exportador de milho".

Participaram da inauguração, o governador de São Paulo Geraldo Alckmin, o senador Aloysio Nunes, o vice-presidente da Câmara Federal, Arlindo Chinaglia, a prefeita de Palmital Ismênia Mendes Moraes, o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, além de deputados federais, estaduais, secretários de governo, prefeitos de região e empresários do setor.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ