Doe Agora!

“O ebola ainda assusta”, afirma dirigente da Guiné


“O ebola ainda assusta”, afirma dirigente da Guiné

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

A epidemia de ebola na África Ocidental sumiu das manchetes dos jornais, mas ainda não terminou. Após uma queda considerável no número de casos no final de 2014, o vírus continua fazendo vítimas em Serra Leoa, Libéria e Guiné, os três países mais atingidos neste surto, que é o quarto da história. Nas últimas semanas, houve até um ligeiro aumento das ocorrências nestes três países. 

Atualmente, a Organização Mundial da Saúde, a OMS, contabiliza 23.913 casos, com 9.714 mortes. Serra Leoa, o país mais atingido, está com 11.443 casos e 3.530 óbitos. Na Libéria foram 9.265 casos e 4.057 mortes. Guiné teve 3.205 ocorrências e 2.127 mortes. Além destes países também foram localizados casos esparsos no Senegal, no Mali e na Nigéria, mas eles já foram considerados livres da doença, após um período de 42 dias sem novos infectados.  

Impedir que o assunto saia da pauta de preocupações da comunidade internacional é hoje a maior preocupação dos governantes dos países atingidos pela epidemia. Esse foi o tema da visita que Alpha M. Condé conselheiro especial da presidência da República da Guiné, fez ao ex-presidente Lula dia 25 de fevereiro.

O dirigente guineense, que tem status de ministro, falou sobre as seríssimas consequências que a epidemia trouxe ao seu país. A economia da Guiné, assim como a da Libéria e a de Serra Leoa, sofreram baques enormes, por conta dos bloqueios erguidos nas estradas e nas fronteiras que para conter a epidemia. A atividade econômica em grande parte das regiões dos três países ficou muito restrita, levando a uma queda significativa do PIB previsto para 2014. Os dados são reveladores: a Libéria, que previa um crescimento de 5.9%, cresceu apenas 2.2%. Serra Leoa, que previa um PIB de 11.3%, cresceu somente 4%. E Guiné, que trabalhava com a previsão de 4.5%, teve apenas 0.5% de crescimento, interrompendo um ciclo virtuoso que já vinha de alguns anos.

Condé destacou que uma das principais preocupações das autoridades locais é buscar o apoio da comunidade internacional para que retomem os investimentos no país. Também mostrou seu temor ao prever que a diminuição do ritmo da epidemia possa levar ao desinteresse dos laboratórios e dos governos dos países ricos na continuidade das pesquisas para que se encontrem tratamentos e vacinas para conter o vírus. Ele lembrou que o primeiro surto da doença aconteceu há 40 anos e até aqui não há uma descoberta da indústria farmacêutica que de fato possa ser alentadora. 

Como fato positivo, o dirigente guineense contou ao ex-presidente Lula da sua satisfação diante da solidariedade que receberam de muitos países, sobretudo de Cuba, que enviou cerca de 200 profissionais de saúde para ajudar no combate à doença.

Condé também falou sobre sua esperança que o FMI mantenha o assunto em pauta e informou que um fórum que acontecerá em março, em Bruxelas, chamado pela presidenta do Fundo, Cristina Lagarde, pode contribuir com a causa. 

Ele convidou o ex-presidente Lula para estar presente ao fórum e destacou a importância da sua ajuda neste processo de retomada do ritmo de crescimento dos três países, dada à força de sua imagem no continente africano.

No encontro, Lula reafirmou seu compromisso com a luta pelo desenvolvimento social do continente e sua disposição para cooperar com as iniciativas da sociedade da Guiné, mas não pôde confirmar sua presença no fórum de Bruxelas em função de compromissos já agendados com maior antecedência.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ