Doe Agora!

“O presidente da Câmara resolveu tirar a Dilma de qualquer jeito antes que tirem ele“


“O presidente da Câmara resolveu tirar a Dilma de qualquer jeito  antes que tirem ele“

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na noite desta quarta-feira (9), em Berlim, de um debate na fundação Friedrich Ebert, em que foi entrevistado pelo jornalista Burkhard Birke na presença de uma plateia formada em sua maior parte por jovens alemães e brasileiros residentes no país.

Lula respondeu sobre as realizações de seus dois mandatos e sobre a atual crise econômica e política do Brasil.  Ele comentou sobre a disputa política em Brasília e as ações do presidente da Câmara Eduardo Cunha.

“Todo o dia enquanto tiver essa briga fratricida, é o povo brasileiro que está pagando a conta, que está sofrendo. A gente fica torcendo para que isso acabe logo e a presidenta Dilma possa governar o Brasil. O interesse dos políticos está prevalecendo sobre os interesses da sociedade brasileira.”

Lula considera que virou uma “vergonha” a criação de partidos no país, com mais de três dezenas de legendas. E defendeu novamente uma constituinte exclusiva sobre a reforma Política.

Sobre os resultados eleitorais na Argentina e Venezuela, Lula disse que são normais e fazem parte da democracia. “O PT um dia vai perder a eleição. E vai ganhar de novo também. É assim na Alemanha também. O SPD já ganhou e perdeu eleições. É assim mesmo. Eu aprendi a gostar da democracia. Em 1985 eu achava impossível um operário chegar ao poder. Em 1989 eu descobri que era possível.”

RECOMENDADAS PARA VOCÊ