Doe Agora!

O que Lula falou sobre a Copa do Mundo no Brasil antes do início do Mundial


O que Lula falou sobre a Copa do Mundo no Brasil antes do início do Mundial

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

“O povo vai ver os estádios de futebol, vai ver praias belíssimas, mas sobretudo, é o povo brasileiro, homens e mulheres que vão encantar os estrangeiros que chegarem no Brasil para ver a Copa do Mundo”. A avaliação, bem diferente das previsões catastróficas feitas por muitos no período, foi feita pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Televisión Española (TVE) no dia 23 de abril, quando esteve em Salamanca para receber seu 27º título Honoris Causa.
Na gravação realizada na biblioteca da Universidade, Lula fala sobre a miscigenação e a alegria do povo brasileiro – marcas que seriam destacadas pelos visitantes estrangeiros ao longo de todo o Mundial.
Posterior a isso, e antes do início da Copa, em 8 de maio, foi publicado pelo jornal espanhol El Pais o artigo “O Mundo se encontra no Brasil”. Nele, Lula reforça que os benefícios gerados pela realização da disputa no país ultrapassavam a barreira econômica ou comercial. Segundo o ex-presidente, a Copa demonstraria que “a ideia de uma comunidade internacional pacífica e fraterna não é uma utopia”.
Lula destacou ainda o uso política da Copa sob o prisma de críticas à infraestrutura e organização do evento. “Recentemente, a Copa do Mundo tornou-se objeto de feroz luta política e eleitoral no Brasil. Á medida que se aproxima a eleição presidencial de outubro, os ataques ao evento tornam-se cada vez mais sectários e irracionais. As críticas, naturalmente, são parte da vida democrática. Quando feitas com honestidade, ajudam a aperfeiçoar a preparação do país para esse grande acontecimento esportivo. Mas determinados setores parecem desejar o fracasso da Copa, como se disso dependessem as suas chances eleitorais. E não hesitam em disseminar informações falsas que às vezes são reproduzidas pela própria imprensa internacional sem o cuidado de checar a sua veracidade. O país, no entanto, está preparado, dentro e fora de campo, para realizar uma boa Copa do Mundo – e vai fazê-lo”.
Leia a íntegra do artigo “O mundo se encontra no Brasil ”
Assista ao trecho da entrevista à TVE no qual Lula fala das expectativas para a realização da Copa no Brasil:

RECOMENDADAS PARA VOCÊ