Doe Agora!

Países africanos renovam compromisso com desenvolvimento da agricultura


No encerramento da 10ª Reunião da Plataforma de Parceiros do Programa Compreensivo de Desenvolvimento da Agricultura Africana (CAADP), da União Africana, os países africanos renovaram o compromisso com o desenvolvimento da agricultura no continente.

Após os quatro dias de reuniões e debates sobre o futuro do CAADP, em Durban, África do Sul, parceiros, especialistas, parlamentares e instituições da sociedade civil concluíram as sessões de trabalho com a apresentações dos resultados, prioridades e perspectivas para os próximos 10 anos de implementação do programa.

A integração regional, o acesso aos mercados, a importância da coleta de dados e de um sistema de monitoramento, as obras de infraestrutura e o papel da agricultura familiar foram alguns dos diversos temas abordados nos grupos de trabalho ao longo da semana de reuniões. Grande destaque foi dado ao engajamento popular, visto como fator essencial para obter o comprometimento dos lideres políticos de cada país na luta contra a fome.

Segundo o presidente da Nova Parceria para o Desenvolvimento da África (NEPAD), Ibrahim Mayaki, apesar do crescimento econômico substantivo dos últimos anos, o continente africano ainda enfrenta grandes desafios como o desemprego, especialmente entre jovens e mulheres. O papel da juventude na agricultura e a mecanização do setor foram citados como importantes pontos para o desenvolvimento da agricultura na África.

No que diz respeito ao pilar de segurança alimentar e nutricional do CAADP, Mayaki mencionou o valor da atualização da estratégia de segurança alimentar para uma estratégia de soberania alimentar que possa promover politicas nutricionais. Além disso, comentou que os mecanismos para incentivar a produtividade da agricultura familiar foram considerados essenciais para o crescimento socioeconômico do continente, uma vez que 75% dos alimentos consumidos provem da agricultura familiar.

A comissária para economia rural e agricultura da União Africana, Tumusiime Rhoda Peace, afirmou que é imperativo investir na agricultura e industrialização do continente africano a fim de acabar com seus conflitos internos. Peace mencionou que aproximadamente 40 países do continente já assinaram os compromisso da estratégia africana de agricultura do CAADP, e fez um apelo aos países que ainda não investem 10 por cento dos seus orçamentos em agricultura.

A reunião também contou com a presença do ex-presidente da Comissão da União Africana, Jean Ping, atual presidente do Fórum Africano de Pesquisa em Agricultura (FARA), que ressaltou a importância do financiamento de pesquisas e tecnologia para aumentar a produtividade e eficiência do setor agrícola. Ping acredita que a forte liderança politica é crucial para a transformação da agricultura no continente africano.

As metas e prioridades selecionadas em Durban serão discutidas na Conferencia Interministerial da União Africana, que se realizará no final do mês de abril, em Adis Abeba, Etiópia.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ