Doe Agora!

Países latino-americanos criam aliança de cooperação no setor de saúde pública


Países latino-americanos criam aliança de cooperação no setor de saúde pública

Reunião no Panamá em julho selou a criação da Aaspal. Foto: Divulgação

Reunidos na Cidade do Panamá no final de julho, integrantes de 15 países latino-americanos oficializaram a criação da Aliança de Associações de Saúde Pública das Américas (Aaspal), que tem como objetivo melhorar a saúde dos povos da região a partir da cooperação nas áreas de desenvolvimento da ciência, pesquisa e tecnologia.

A formalização da entidade ocorreu no dia 28 de julho na capital panamenha, onde foi realizada a Primeira Conferência Internacional de Saúde Pública do Panamá e contou com o acompanhamento de representantes da Federação Mundial de Associações de Saúde Pública (WFPHA) e da Associação Europeia de Saúde Pública (Eupha).

O Conselho Diretivo da aliança latina estará, pelos próximos dois anos, sob responsabilidade de Colômbia, Cuba, Brasil, México, Panamá e Porto Rico (estado livre associado dos Estados Unidos). A secretaria geral e presidência da aliança ficaram a cargo de Cuba, com Alcides Ochoa como presidente.

Entre as sete estratégias de trabalho para a Aaspal no próximo período estão o fortalecimento do número de sócios e a realização de atividades conjuntas para que um dos países da aliança seja sede do Congresso Mundial de Saúde, que será realizado em 2020.

Colaboração

A aliança também tem como objetivo aproveitar as políticas bem-sucedidas de seus integrantes para traçar estratégias que possibilitem o enfrentamento de doenças transmissíveis ou crônicas como diabetes, obesidade e hipertensão.

Para isso, serão criadas comissões de trabalho para estudar tais doenças, grupos de risco e problemas de saúde. 

A formação de profissionais de saúde também terá um papel importante na aliança, que terá o aporte de Cuba, cujos médicos são uns dos mais reconhecidos da região e que tem como foco prioritário (http://www.ebc.com.br/noticias/saude/2013/08/formacao-de-medicos-em-cuba-prioriza-atencao-basica)  a atenção preventiva e primária dos pacientes.

Também será criado um intercâmbio entre Cuba e Brasil para fortalecer o combate à zica, transmitida através da picada do mosquito Aedes aegypti. Esse é um tema de relevância regional, já que a América Latina vem sofrendo uma epidemia da doença que, entre outras complicações, pode gerar problemas na formação de fetos durante a gravidez.

Histórico

A Aaspal foi fundada em 2015 em Cuba durante a II Convenção de Saúde, o que ocorreu após vários anos de diálogo com a Sociedade Americana de Saúde Pública e a WFPHA.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ