Doe Agora!

Pensa, Brasil: mentiras nas redes estão além de todos os limites


Desde a reeleição de Dilma Rousseff em 2014, a máquina de mentiras daqueles que não respeitam os votos de 54 milhões de brasileiros e brasileiras não para de inundar as redes sociais com todo tipo de boato com o objetivo de atingir a honra e a imagem da presidenta, de Lula e do PT. Para cumprir esse objetivo, contam com perfis falsos, "robôs", investimento pesado em publicidade digital e, principalmente, a inocência ou má fé de internautas que desejam divulgar suas opiniões a seus contatos pessoais.

E os perfis falsos não se resumem a pessoas que não existem, mas também falsos sites noticiosos que, na verdade, publicam apenas ficção. A assessoria de imprensa do Instituto Lula tem desmentido esses sites sempre que constata que eles estão viralizando nas redes. O volume de mentiras diariamente publicado, porém, é muito grande, e revela uma estrutura poderosa por trás das campanhas de difamação.

Apenas na semana de votação da admissibilidade do impeachment na Câmara, por exemplo, 3 das 5 matérias mais compartilhadas nas redes eram mentiras que tentavam envolver Dilma, Lula e o PT em histórias rocambolescas de corrupção, de acordo com o monitoramento do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Acesso à Informação da USP, coordenado pelo pesquisador Pablo Ortellado.

Entre elas matérias do portal Pensa Brasil, que fornece munição antipetista a grupos radicais, e por vezes aparece até entre os materiais compartilhados por pessoas físicas de destaque nas redes sociais. Por um determinado período, o site até se "disfarçou" copiando o modelo de cabeçalho do jornal O Globo, para pegar os internautas desavisados.

O portal ultrapassa todos os limites éticos ao recorrer a acusações absolutamente falsas de desvio e lavagem de dinheiro contra petistas, publicar relatos fantasiosos sobre "luxos" da vida particular de Lula e sua família e até boatos grosseiros envolvendo alcoolismo, depressão e infidelidade conjugal. Tudo isso justificaria ação legal agressiva, não fosse o fato de que ninguém sabe quem são os responsáveis pelo site, cujo servidor sequer está sediado noBrasil --fica em Phoenix, Arinzona, nos Estados Unidos.

Por isso, não se esqueça: a ação imediata e decisiva está nas mãos de todos e todas. Não devemos compartilhar informações cuja fonte desconhecemos, ou antes de checar em outros sites confiáveis. Se você vir conteúdo desse e outros sites de notícias falsas sendo usadas para incentivar o ódio e a intolerância política, avise seus amigos e conhecidos. Nos ajude nesta guerra de informação.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ