Doe Agora!

Pesquisa de cientista brasileiro consegue recuperação parcial de paraplégicos

Projeto de Miguel Nicolelis publicou artigo na principal revista científica do mundo


Pesquisa de cientista brasileiro consegue recuperação parcial de paraplégicos

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Hoje (11), a Nature, principal publicação científica do mundo, publicou pesquisa do cientista brasileiro Miguel Nicolelis, que mostra a recuperação neurológica parcial de pessoas que sofreram lesão na medula. Pacientes que usaram o exoesqueleto desenvolvido por Nicolelis e sua equipe tiveram melhora no tato e no controle muscular voluntário das pernas. 

O aparelho é movimentado por ondas cerebrais e faz parte do projeto "Andar de Novo", ecabeçado pelo pesquisador brasileiro. O sistema capta os sinais elétricos gerados pelo pensamento e os reinterpreta na forma de movimentos, executados pelo exoesqueleto. Desenvolvido por um consórcio internacional, liderado no Brasil pelo IINN-ELS (Instituto Internacional de Neurociências de Natal – Edmond e Lily Safra) e contando com a parceria da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) e fundos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Governo Federal, o projeto Andar de Novo reúne 156 pessoas de 25 nacionalidades diferentes, com o objetivo de desenvolver no Brasil uma tecnologia inédita para pessoas com paralisia.

O ex-presidente Lula visitou o Instituto Internacional de Neurociências de Natal – Edmond e Lily Safra (IINN-ELS) em 2014. Lula conheceu o laboratório e a equipe junto com Nicolelis e viu o exoesqueleto, batizado de BRA-Santos Dumont, se movendo. 

Saiba mais: 

Artigo de Miguel Nicolelis e equipe na revista Nature 

Matéria sobre a visita de Lula ao projeto 'Andar de Novo'  

RECOMENDADAS PARA VOCÊ