Doe Agora!

Seminário internacional compartilha experiências do Bolsa Família


Seminário internacional compartilha experiências do Bolsa Família

Representantes do governo de Zâmbia em reunião no Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos da ONU, em Brasília. Foto: WFP/Isadora Ferreira

Delegações do Haiti, Lesoto, Tanzânia e Zâmbia participaram de um seminário sobre o Bolsa Família e o Cadastro Único, organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome do Brasil (MDS) entre os dias 19 a 22 de outubro. O seminário teve como objetivo promover a troca de ideias sobre o progresso das políticas e programas sociais do Brasil.

O Bolsa Família, programa de transferência de renda, ajudou a tirar 36 milhões de pessoas da pobreza desde 2003. O Cadastro Único é o instrumento para identificação e seleção de beneficiários do Bolsa Família e outros programas de proteção social. Além de levar a proteção social a outro nível ao expandir a cobertura e os valores repassados, essas duas estratégias combinadas foram capazes de prover às políticas públicas dados sobre a população socialmente vulnerável de todo o território nacional.

Durante a semana no Brasil, a delegação de Zâmbia visitou o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (PMA) da ONU. Eles se reuniram com Daniel Balaban, diretor do Centro, que aproveitou a oportunidade para fortalecer a parceria com o governo de Zâmbia, por meio da Parceria para Iniciativas Nacionais de Desenvolvimento Sociais (PNSDI). A delegação de Zâmbia foi composta por cinco oficiais de governo, inclusive o diretor de Bem-Estar Social, Stanfield Michelo. Na reunião em Brasília, eles discutiram os próximos passos da cooperação entre o Centro e o governo de Zâmbia.

O PNSDI é uma parceria entre o Centro de Excelência, o DFID e o MDS que pretende expandir e aprimorar sistemas de desenvolvimento social e programas de proteção social em países de baixa renda, por meio da cooperação triangular. Além de Zâmbia, participam da iniciativa Gâmbia, Etiópia, Quênia e Moçambique.

Missão ao Quênia

O Centro de Excelência também enviou uma missão técnica ao Quênia para apoiar o governo e o escritório de país do PMA no aprimoramento da Estratégia do Programa Nacional de Nutrição e Alimentação Escolar. O documento é parte da Política Nacional de Saúde Escolar e será discutido na próxima semana durante um seminário nacional.

O seminário foi organizado pelo Ministério da Educação e reunirá atores governamentais para validar a estratégia de nutrição e alimentação escolar e estabelecer os próximos passos para sua implementação. A chefe de Programa Christiani Buani e o assistente de Programa Daniel Melo representam o Centro no evento.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ