Doe Agora!

Projeto vai ampliar mecanização agrícola nos países em desenvolvimento


Projeto vai ampliar mecanização agrícola nos países em desenvolvimento

Foto: FAO/Olivier Asselin

Com o objetivo de ampliar a mecanização agrícola sustentável nos países em desenvolvimento, a FAO e a CEMA (associação que representa os produtores de máquinas agrícolas na Europa) firmaram uma parceria destinada, principalmente, à capacitação para a África, onde o trabalho braçal é a fonte de energia mais importante para os pequenos agricultores.

Na África Subsaariana, de acordo com a FAO, o trabalho braçal fornece 65% da energia necessária para a preparação da terra em comparação com 40% na Ásia Oriental, 30% no Sul da Ásia e 25% na América Latina e Caribe.

Assinado no último dia 2 de outubro, o acordo tem o propósito de desenvolver programas técnicos para apoiar a mecanização e facilitar a implementação de iniciativas sustentáveis no campo.

O acordo possibilitará melhores rendimentos da colheita, combinando práticas de agricultura de conservação. 

Investir na agricultura significa concluir mais tarefas em um tempo menor, com mais eficiência e economia de trabalho e energia.

Além do efeito positivo sobre o meio ambiente, a FAO destaca que a mecanização contribui significativamente para a eficiência das operações de pós-produção como colheita, processamento, embalagem, transporte e comercialização.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ