Doe Agora!

Relatório aponta oportunidades agrícolas na África Ocidental


Relatório aponta oportunidades agrícolas na África Ocidental

Foto: John T. Monibah/FAO

A região da África Ocidental vem apresentando oportunidades sem precedentes para o crescimento agrícola, segundo relatório produzido pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Organização da ONU para Agricultura e Alimentação (FAO) e Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Cedeao). 

O relatório "Agricultural Growth in West Africa: Market and Policy Drivers" é apresentado em um momento de grande dinamismo nos padrões de demanda de alimentos na África. A população da região, agora em 300 milhões, deve alcançar 490 milhões no ano de 2030. 

A região está localizada na parte mais urbanizada da África Subsaariana, com quase metade da população vivendo em centros urbanos.  A expectativa é de que a população urbana deverá crescer a uma taxa de 3,8% ao ano entre 2015 e 2030. Essa crescente demanda fornece oportunidades para a criação de emprego, integração econômica e diversificação de importações.

Por outro lado, o documento, lançado no mês passado, ressalta que, apesar do progresso feito ao longo das últimas duas décadas na região, a implementação em nível nacional ainda é um desafio por conta de bloqueios de estradas e proibições de comércio.

Muitos países da costa ocidental do continente têm dependido da importação de alimentos para atender às demandas de alimentos urbanos. O relatório salienta que aumentar a produtividade agrícola é essencial para a economia da região.

Como exemplo desse cenário, as empresas de processamento de alimentos domésticos, muitas vezes, preferem importar matérias-primas como suco concentrado de frutas, em vez de buscá-las no mercado interno ou de impulsionar o desenvolvimento de substitutos com base em matérias-primas locais.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ