Doe Agora!

Relatório dos projetos digitais do Instituto Lula


Relatório dos projetos digitais do Instituto Lula

Aqui você pode baixar em PDF o Relatório dos projetos digitais do Instituto Lula. Ou veja o documento completo no pé deste texto.

"Um dos focos principais do Instituto Lula é preservar a memória da história recente brasileira, quando a democracia extravasou os limites da representação formal, do voto, e ganhou a alma de todo um povo ao promover a retomada do desenvolvimento econômico e a redução das históricas desigualdades sociais do País. Nunca antes em nossa história houve uma sequência de governos populares como a dos dois governos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro governo da presidenta Dilma Rousseff. Nesse breve período de uma década e meia, 36 milhões de brasileiros foram retirados da extrema pobreza e 42 milhões de pessoas ascenderam socialmente a um novo padrão de classe média.

Esse governo nasceu de uma longa história de movimentos sociais e lutas políticas que nasceram da primeira luta fundamental diante do arbítrio: o reestabelecimento da democracia no Brasil, com liberdade de expressão, organização e direito de escolher seus representantes.

As mudanças sociais profundas promovidas pelos governos populares foram reconhecidas no âmbito das Nações Unidas, que tirou o Brasil do “Mapa Mundial da Fome” em setembro de 2014, e atraíram a atenção tanto de países pobres como de cidades ricas como Nova York que convivem com contingentes de pessoas na miséria. O programa Bolsa Família despertou e continua despertando atenção na África, na América Latina e em Nova York, onde a prefeitura implantou políticas sociais com essa inspiração. É uma das razões que, diferentemente de outras instituições que preservam os legados de ex-presidentes no mundo, o Instituto Lula fez da cooperação ativa com governos e entidades da sociedade civil uma de suas razões de existir. Transmitir a experiência e as práticas que foram bemsucedidas no Brasil é o que move a ação política do Instituto Lula.

O Instituto Lula está divulgando estas iniciativas em uma série de documentos, de forma concentrada e transparente, uma prestação de contas para toda a sociedade brasileira sobre como evoluíram os projetos do Instituto nesses cinco anos de sua existência. As Iniciativas América Latina (http://www.institutolula.org/america-latina) e África (http://www.institutolula. org/africa) já divulgadas, ao lado dos Projetos Especiais Digitais que ganharam corpo nesse período, registrando o conjunto de realizadas pelo Instituto e que são um legado importante não apenas para a memória do passado mas para o futuro de nossa Nação e do mundo.

Dois de nossos projetos mais importantes – o Memorial da Democracia, lançado em 1º de setembro de 2015, e o site Brasil da Mudança – tornaram-se instrumentos potentes para difusão de ideias, sonhos e ambições em busca de um Brasil e de um mundo melhores. O registro digital e acessível a todos pela Internet  permitem que essa memória esteja ao alcance sem limitação geográfica. Parte relevante dos recursos recebidos pelo Instituto Lula por doações de pessoas físicas, empresas e de recursos de organizamos multilaterais foram investidos nesses projetos.

Quaisquer que sejam os caminhos da política brasileira, o fato é que esse legado continuará presente na mente do nosso povo e nos registros históricos. A democracia e as conquistas sociais podem sofrer tropeços, mas não podem nem apagar o passado, nem impedir uma marcha inexorável do nosso povo. Por isso, convidamos agora brasileiros e brasileiras a conhecer nossos 4 projetos especiais:

Projeto Memorial da Democracia (http://www.memorialdademocracia.com.br/)
Projeto Acervo Presidencial (http://acervopresidencial.institutolula.org/)
Projeto Brasil da Mudança (http://www.brasildamudanca.com.br/)
Projeto Portal do Instituto Lula (http://www.institutolula.org/)"

Paulo Tarciso Okamotto

 

RECOMENDADAS PARA VOCÊ