Doe Agora!

Secretário-executivo da CPLP visita o Instituto Lula


Secretário-executivo da CPLP visita o Instituto Lula

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quinta-feira (10) a visita do embaixador Murade Isaac Murargy, secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, a CPLP. Murargy, que foi embaixador de Moçambique em Brasília por seis anos, está fazendo um ciclo de visitas no Brasil e vai assistir à final da Copa do Mundo de Futebol no próximo dia 13 no Rio de Janeiro.

Para baixar imagens em alta resolução, visite o Picasa do Instituto Lula.

Ele convidou o ex-presidente Lula para dar uma palestra na sede da CPLP em Lisboa no final do ano e contou seus planos para a próxima Conferência de Chefes de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – órgão máximo da entidade - que acontecerá dia 23 próximo em Dili, capital do Timor-Leste. Murargy informou ao ex-presidente que uma nova e importante agenda de atividades será aprovada na ocasião e que espera contar com uma forte representação do governo brasileiro no encontro. Antes de vir a São Paulo, ele esteve em Brasília com o embaixador Paulo Cordeiro, subsecretário-geral político III, responsável pela África e o Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores.

A CPLP foi constituída em 1996 e tem sete países membros, aqueles que têm o português como língua oficial: Timor-Leste, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Portugal. Murargy informou que a Comunidade deve acolher mais um membro, a Guiné Equatorial, e que deve receber na qualidade de “Observador Associado ou Consultivo” a vários outros países. Hoje têm esta condição a Guiné Equatorial, o Senegal e as Ilhas Maurício.

A defesa da democracia está entre os principais objetivos da CPLP e tem realizado uma série de atividades comuns para uniformizar ações de cooperação em várias áreas, como a da Justiça e da Educação.

Recentemente, a CPLP teve um papel fundamental na preparação das eleições democráticas que se realizaram na Guiné-Bissau, depois dois anos de um regime de transição que sucedeu ao golpe de Estado comandado por militares.

Domingos Simões Pereira, eleito primeiro-ministro da Guiné-Bissau em junho passado, era o anterior secretário-executivo da CPLP. O embaixador Murargy o sucedeu em julho de 2012, depois de ocupar a Embaixada moçambicana em Brasília.

O presidente da República de Moçambique, Armando Emílio Guebuza, é também o presidente em exercício da CPLP. Ele visitou a sede da entidade no dia 2 de julho e defendeu então como tema central da CPLP a “Segurança Alimentar e Nutricional” e que ele esteja na agenda da entidade, de forma permanente, até 2025.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ