Doe Agora!

Secretário-geral da Unasul visita Lula em São Paulo


Secretário-geral da Unasul visita Lula em São Paulo

Foto: Claudio Santos

O ex-presidente da Colômbia e atual secretário-geral da União das Nações Sul-americanas, Ernesto Samper, visitou o Lula na tarde desta quarta-feira (16), em São Paulo.

Samper entrevistou o ex-presidente brasileiro para um documentário sobre a criação da Unasul. Lula foi um dos principais entusiastas da entidade. Lula também participou da campanha "Soy del Sur"da entidade, que visa valorizar o orgulho e a identidade da América do Sul, contra o chamado complexo de vira-lata.

A Unasul
A integração regional foi uma das prioridades do governo Lula, que levou a sério o disposto na Constituição Federal: Em seu artigo 4º, parágrafo único, estabelece que "a República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações".

A criação da Unasul faz parte de processo recente de superação da desconfiança que havia entre os países sul-americanos desde os movimentos de independência, no século XIX. Em seus dois mandatos, Lula trabalhou juntamente com líderes de diversos países para articular a integração regional no continente, mas também para ampliar as relações com países com os quais compartilhamos laços históricos e culturais. As relações comerciais com os Estados Unidos e a Europa mais do que dobraram durante os governos Lula, mas o Brasil ampliou em muito o número de seus parceiros comerciais relevantes.

Quando do estabelecimento da Unasul, os países da região passaram a articular-se em torno de áreas estruturantes, como energia e infraestrutura, e a coordenar posições políticas. A Unasul privilegia um modelo de "desenvolvimento para dentro" na América do Sul – complementando, dessa forma, o antigo modelo de "desenvolvimento para fora".

Saiba mais sobre a política externa nos governos Lula no site Brasil da Mudança .


RECOMENDADAS PARA VOCÊ