Doe Agora!

Segurança alimentar: Comitiva da Etiópia visita o Brasil para intercâmbio sobre nutrição


Segurança alimentar: Comitiva da Etiópia visita o Brasil para intercâmbio sobre nutrição

Foto: Etiópia, FAO - Israel Klug

Com o objetivo de aprender sobre as experiências brasileiras de segurança alimentar, uma comitiva da Etiópia desembarcou no Brasil nesta terça-feira (21) para debater com representantes do governo estratégias de sucesso adotadas pelo país.  

A missão é organizada pelo Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos da ONU (PMA), que receberá, durante uma semana, quatro vice-ministros e representantes do governo etíope e do escritório do Programa Mundial de Alimentos da ONU na Etiópia. O Instituto Lula, a convite do PMA, acompanha a visita da delegação. Está representado pela coordenadora-executiva da Iniciativa África, Gala Dahlet

A experiência brasileira na áera da segurança alimentar é considerada referência internacional por ter incorporado programas de nutrição em ações integradas de diferentes ministérios, com participação da sociedade civil. Entre as muitas conquistas deste compromisso, está, por exemplo, a redução do número de crianças abaixo do peso, de 13% em 1996 para 6% em 2008.

O intercâmbio na área da segurança alimentar entre os dois países não é recente. Ele vem sendo estimulado pelo PAA Africa (Purchase from Africans for África)desde 2010, quando um diálogo entre Brasil e África sobre nutrição foi o ponto de partida para reforçar as possibilidades de cooperação entre o continente africano e o lado brasileiro. Como resultado do encontro, foi traçado um programa para compartilhar a experiência do PAA Brasil com a África em cinco países: Etiópia, Níger, Malaui, Moçambique e Senegal.

O programa é uma iniciativa do governo brasileiro em parceria com o PMA (Programa Mundial de Alimentos), a FAO (Organização da ONU para Alimentação e Agricultura) e o DFID (Departamento para Desenvolvimento Internacional do Reino Unido) para promover a segurança alimentar e o fortalecimento da agricultura familiar.

De acordo com a ONU, desde 1994, o governo da Etiópia desenvolve um programa de alimentação escolar em colaboração com o Programa Mundial de Alimentos. O projeto ainda não cobre todas as regiões do país, mas já representa uma intervenção de sucesso nas últimas duas décadas.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ