Doe Agora!

Sindicalistas da Força Sindical visitam Instituto Lula


Sindicalistas da Força Sindical visitam Instituto Lula

Foto: Heinrich Aikawa/Instituto Lula

Um grupo de 35 sindicalistas e dirigentes da Força Sindical visitou o Instituto Lula na manhã desta segunda-feira (30) para um encontro com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ressaltando o caráter plural da Força Sindical, os dirigentes conversaram sobre pautas trabalhistas e expressaram seu apoio à reeleição da presidenta Dilma Rousseff. "Apoiamos o atual projeto, que permitiu uma ascensão social sem precedentes no Brasil e é o projeto mais ligado às pautas dos trabalhadores", disse João Carlos Gonçalves, o Juruna, que é secretário geral da Força Sindical e vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo.

Baixe as fotos em alta resolução no Picasa do Instituto Lula.

O primeiro secretário da Força Sindical e presidente da Federação do Químicos do Estado de São Paulo, Sérgio Luís Leite, fez questão de lembrar que a pluralidade é uma das características da Força Sindical e que uma preocupação dos presentes é que as questões trabalhistas e sociais continuem avançando. Serginho também disse que é importante que o diálogo entre governo e movimentos sociais continue a ser cada vez mais valorizado, e que as grandes conquistas que o país está alcançando sejam celebradas à altura, e conjuntamente com os trabalhadores. "A conquista dos 10% do PIB para a Educação, por exemplo, é uma das pautas mais importantes do movimento sindical. E ela foi anunciada há uma semana, mas pouca gente ficou sabendo dessa conquista dos trabalhadores".

O ex-presidente Lula ouviu os sindicalistas e se disse contente com a manifestação de apoio à reeleição da presidenta Dilma, a quem elogiou. Lula citou dados da OIT, que dão conta de que o mundo perdeu 62 milhões de postos de trabalho entre 2008 e 2013, enquanto o Brasil, praticamente no mesmo período, gerava quase 11 milhões de empregos e não cortou nenhum centavo em gastos sociais, mantendo os direitos dos trabalhadores.

Também esteve presente o presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, que ajudou a articular o encontro.

Relação de presentes:

1. João Carlos Gonçalves, Juruna - Secretário Geral da Força Sindical e Vice presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo.
2. Ademir Lauriberto - Tesoureiro da Força Sindical - Presidente do Sindicato dos Comerciários de São Carlos.
3. Sergio Luís Leite - Presidente da Federação dos Químicos do Estado de São Paulo - Fequimfar e 1º Secretário da Força Sindical.
4. Cláudio Magrão de Camargo Crê - Presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo.
5. Edson Venâncio - Secretário Geral da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo.
6. Aires Ribeiro - Presidente da Federação dos Servidores Públicos de São Paulo e vice-presidente da Força Sindical
7. Luis Arraes - Presidente da Federação dos Frentistas do Estado de São Paulo. Direção nacional da Força Sindical.
8. Rivaldo Moraes - Presidente do Sindicato dos Frentistas de São Paulo.
9. Paulo Ferrari Presidente da Federação dos Empregados em Edifícios e Condomínios de São Paulo e vice- Presidente da Força Sindical.
10.Danilo Pereira - Presidente da Força Sindical no Estado de São Paulo e vice-presidente da Federação dos Químicos do Estado de São Paulo.
11.Sergio Butka - Presidente da Força Sindical no Estado do Paraná e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba e Região.
12.Carlos Vicente Tesoureiro da Força Sindical no Estado de São Paulo e presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de São Paulo.
13.Sergio Marques - Presidente do Sindicato dos Têxteis de São Paulo. Direção Nacional da Força Sindical.
14.Cristina Helena - Coordenadora da Secretaria dos Servidores Públicos da Força Sindical e presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Itapira.
15.Jorge Nazareno - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região.
16.José Pereira dos Santos Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região. Secretário de Formação da Força Sindical.
17.Mônica Veloso - Secretária de Relações Internacionais da Força Sindical e Secretária Geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região.
18.Milton Baptista de Souza, Cavalo - Secretário Nacional de Cultura e Memória Sindical da Força Sindical e Tesoureiro do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região.
19.Josinaldo Barros, Cabeça Vice presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região. Direção Nacional da Força Sindical.
20.Gleides Sodré Direção Nacional da Força Sindical. Diretora do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região.
21.Valclécia Trindade - 2ª Secretária da Força Sindical. Diretora do Sindicato dos Têxteis de São Paulo.
22.Jorge Ferreira - Presidente do Sindicato dos Mestres e contra-mestres de São Paulo (Têxteis). Direção Nacional da Força Sindical.
23.Maria Auxiliadora - Secretária da Mulher da Força Sindical. Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Brinquedos do Estado de São Paulo.
24.José Brás - Fofão Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André. Direção Nacional da Força Sindical.
25.Cícero Firmino, Martinha - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André (licenciado).
26.Nelson Silva - Presidente da Força Sindical Paraná (licenciado). Diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba e Região.
27.Antonio Silvan - Presidente do Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região. Secretário Nacional do Meio Ambiente da Força Sindical.
28.Edson Bicalho Secretário Geral da Federação dos Químicos do Estado de São Paulo. Direção Nacional da Força Sindical.
29.Jurandir - Tesoureiro da Federação dos Químicos do Estado de São Paulo.
30.Francisco Quintino Presidente do Sindicato dos Químicos de Rio Claro. Secretário Geral do INSPIR.
31.Djalma de Paula Secretário Geral do Sindicato dos Químicos de Rio Claro.
32.José Carlos de Paula Presidente do Sindicato dos Químicos Ipausul.
33.Marize Helena Direção Nacional da Força Sindical. Tesoureira do Sindicato dos Têxteis de São Paulo.
34.Marcio Villalva Secretário Adjunto de Relações Sindicais da Força Sindical. Diretor do Sindicato da Alimentação de São Paulo.
35.Ademar Ferreira - Presidente do Sindicato dos Comerciários do ABC.
36.Valter Ventura Oliveira - Presidente do Sindicato dos Hoteleiros de Santo André e Região

RECOMENDADAS PARA VOCÊ