Doe Agora!

Teste seus conhecimentos sobre a África


Teste seus conhecimentos sobre a África

Imagem: Por Dentro da África

Do Por Dentro da África

Com 1,1 bilhão de habitantes, a África é um continente múltiplo, de inúmeras culturas, cenários e características. Para aprender um pouco mais sobre esse inesgotável e fascinante pedaço da Terra, o nosso especialista Ademir Barros dos Santos preparou um teste para os leitores do Por dentro da África! As respostas e suas explicações estão no final da página.

1. A África, com mais de 30.000.000 de km2, é o maior continente do planeta.

certo ( ) errado ( )

2. Os africanos trabalhavam o ferro mil anos antes de Cristo.

certo ( ) errado ( )

3. Simão Cireneu, que carregou a cruz de Cristo, era africano.

certo ( ) errado ( )

4. As ilhas de Madagascar, Seychelles e Timor, ficam na África.

certo ( ) errado ( )

5. O swahili, idioma africano, é falado em todo o continente.

certo ( ) errado ( )

Gabarito

1. Errado: embora o maior continente em terras contínuas, o que a torna maior do que a Europa ou Ásia isoladas, não assim quando comparada à Europa e Ásia juntas, compondo o continente denominado Eurásia; assim também quanto às Américas: maior do que qualquer uma delas, não é maior do que o continente inteiro.

2. Certo: pesquisas arqueológicas realizadas no anos 60 do séc. passado, por exemplo, datam o uso de ferro na Nigéria, pela cultura Nok, que se estendeu de 3.500 a. C. a 200 anos da nossa era. Estima-se que ele tem sido utilizado, na África Ocidental, desde o início do 1º milênio a. C..

3. Certo: Simão era chamado Cirineu por ser originário da Cirenaica, região hoje localizada na costa oriental da moderna Líbia, país da África Branca que faz fronteira com Egito, Argélia, Tunísia e, na África Negra, com Níger, tendo, ao norte, o Mar Mediterrâneo.

4. Errado: embora Madagascar e Seychelles, de fato, fiquem no continente africano, Timor está localizada no Oceano Pacífico, entre a Ásia e a Oceania.

5. Errado: o swahili é falado, principalmente, na costa leste africana, ou seja: no litoral do oceano Índico; seu nome, em tradução livre, significa “idioma do litoral”. Com base bantu, é o idioma africano com maior número de falantes, admitindo léxico proveniente do árabe, alemão, persa, já que, originalmente, serviu para a comunicação entre os comerciantes que, naquela região, negociavam. Em constante mutação, dele está se originando, na atualidade, novo idioma: o Sheng, que nada mais é que o Swahili, falado com léxico de origem inglesa; isto, talvez por influência da globalização.

Pontuação

0 pontos ´tá ruim; ´tá muuuuito ruim.

1 ponto Foi pura sorte.

2 pontos Precisa estudar mais, pessoa.

3 pontos Prossiga: demora, mas você ainda chega lá.

4 pontos ´tá quase! Não desiste não!

5 pontos EeEeEbahhhh! Vivahhhh! Tziiiiiiim, bum, bum, bum.

Clique aqui para ler a matéria original no portal Por Dentro da África .

RECOMENDADAS PARA VOCÊ