Doe Agora!

Um portal para unir pela arte os países de língua portuguesa


Um portal para unir pela arte os países de língua portuguesa

O Festival Internacional de Teatro de Língua Portuguesa (Festlip) é uma expressiva manifestação cultural, vista com muito carinho pelo Instituto Lula porque contribuí para uma maior integração do Brasil com a África. 

Desde 2008  o Festival, organizado pela produtora Talu, tem a finalidade de fortalecer e consolidar as relações entre os países de língua portuguesa (Brasil, Angola, Moçambique, Guiné Bissau, Cabo Verde, Timor Leste, Portugal, São Tomé e Príncipe e Guiné-Equatorial) por meio da arte. 

Com o objetivo de ampliar, incentivar, fortalecer e divulgar as expressões artísticas dos países lusófonos, na última edição do Festlip, em setembro, foi lançado um portal online com dramaturgos dos nove países: o Portal da Dramaturgia da Língua Portuguesa (DLIP).

O portal tem como representantes e colaboradores o encenador e ator Mario Moutinho de Lisboa; a atriz, diretora e fundadora da Cia. Teatral A Barraca de Moçambique, Maria do Céu Guerra; a encenadora e diretora da Companhia Mutembela Gogo, de Cabo Verde, Manuela Soeiro; o diretor do festival de Mindelatc, João Branco; e o dramaturgo, encenador e fundador do grupo Elinga Teatro de Angola, José Mena Abrantes. Os representantes brasileiros são o dramaturgo e crítico teatral, Lucianno Maza, o diretor fundador da Cia os Satyros, Ivam Cabral, e a atriz, diretora artística do FESTLIP e criadora da Talu produções, Tânia Pires.

O DLIP disponibiliza textos para pesquisas e montagens de peças teatrais. Também, procura intermediar as relações entre os autores e o público, a fim de minimizar as dificuldades no processo editorial e de distribuição de livros de teatro.  

O conteúdo disponibilizado é previamente autorizado pelos criadores, entretanto, os devidos direitos autorais deverão ser diretamente negociados com os interessados, caso haja fins comerciais.

Para saber mais acesse o  http://www.portaldlip.com/  e descubra mais informações sobre os autores e peças do Portal DLIP. 

RECOMENDADAS PARA VOCÊ