Doe Agora!

UNILAB comemora cinco anos integrando Brasil e África

Criada em 2010 pelo ex-presidente Lula, a universidade promoveu audiência pública em comemoração ao aniversário da instituição


UNILAB comemora cinco anos integrando Brasil e África

Foto: Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Governo do Estado da Bahia/Divulgação

Rio - Nesta quinta-feira, (21) a Assembleia Legislativa da Bahia realizou a audiência pública "UNILAB: cinco anos aproximando Brasil e África - Desafios e perspectivas para a construção curricular e de integração África, Diáspora e países de língua oficial portuguesa".

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Redenção (CE), a primeira cidade a abolir a escravidão no Brasil. Em 2013 foi inaugurado seu segundo campus, na cidade de São Francisco do Conde, na Bahia.

Em parceria com outros países, principalmente africanos, a UNILAB desenvolve formas de crescimento econômico, político e social entre os estudantes. A instituição completa cinco anos de atividades letivas, no Ceará, e um ano na Bahia. Em 20 de julho de 2010, o presidente Lula sancionou a Lei nº 12.289 instituindo a UNILAB como Universidade Pública Federal. Hoje, a instituição possui mais de 4 mil alunos, parte deles vindos de Angola, Moçambique, Cabo Verde e Guiné-Bissau

A audiência pública na Assembleia Legislativa contou com a participação do reitor Thomaz Aroldo, de  Flávio Gonçalves, da Secretaria da Educação (SEC), representando o governador Rui Costa, da professora da universidade, ex-ministra da Igualdade Racial e membro do Conselho África do Instituto Lula, Matilde Ribeiro, do professor Kabengele Munanga, também integrante do Conselho África do Instituto Lula, do prefeito de São Francisco do Conde, Evandro Almeida, de representantes da Fundação Pedro Calmon e da Rede de Mulheres Negras do Estado, além de  estudantes e militantes do movimento negro.

Na cerimônia, o reitor da Unilab, Thomaz Aroldo, anunciou a criação de um centro de referência sobre a África.  A unidade disponibilizará informações sobre o continente e as relações afro-brasileiras para consulta da comunidade acadêmica e população em geral.

Também foi assinado um termo de cooperação entre a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi) e a  Unilab, que passa a integrar a Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa do Estado da Bahia.

Para conhecer mais sobre a UNILAB, clique aqui  

RECOMENDADAS PARA VOCÊ