Doe Agora!

Veja como o acesso à educação transformou a vida das pessoas no Piauí

Depoimentos ao site Brasil que Conquistamos registram desejo dos brasileiros de ter mais oportunidades para crescer


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está no Piauí entre quarta e quinta-feira (21 e 22) para debater a educação pública ao lado de gestores públicos e lideranças do Partido dos Trabalhadores. Com o objetivo de reafirmar exemplos de políticas públicas capazes de transformar a vida das pessoas mais pobres do país, Lula irá presenciar os resultados das ações que tiveram origem em seu mandato como presidente e conhecer novas iniciativas dos governos locais.

No ano passado, centenas de brasileiros compartilharam na internet as conquistas que alcançaram graças à ajuda do governo federal, por meio do site Brasil que Conquistamos. São histórias de vida que reafirmam que, quando tem acesso às oportunidades, o povo brasileiro é capaz de realizar todas as suas aspirações; e que apontam no caminho que desejamos continuar trilhando.

“Eu venci!”, comemora Rodrigo Amorim Oliveira Nunes, de Teresina. “Antes, era muito difícil conseguir financiamento e minha mãe não tinha condições. Eu acreditava em mim e sabia o que queria, então uma tia emprestou o dinheiro da matricula e um mês depois consegui o FIES. Hoje sou Fisioterapeuta, professor na Universidade Federal do Piauí e faço Mestrado em Ciências e Saúde na mesma Universidade”, completa.

A transformação não é apenas individual, mas de toda a comunidade, como conta Jeoabem de Araújo Nogueira, de Bom Jesus. “A nossa cidade, que é a menor cidade do Brasil com uma universidade, hoje recebe alunos de toda parte do Brasil, não somos mais uma pequena cidade nos tornamos um polo estudantil onde, além da formação acadêmica, temos também a parte cultural e econômica que movimenta a nossa cidade.

“Faço parte dos pobres que passaram a existir”, resume Maria Eliane Ribeiro da Silva, de Teresina.

Acesse O Brasil que Conquistamos  e conheça as histórias de outros baianos que, com apoio dos programas do governo federal, puderam perseguir seus sonhos:

Wiara de Assis Gomes - Bom Jesus/Piauí
"Entrei na universidade pública, fiz mestrado e doutorado"
 

Rosenilson Paulino de Sousa - Amarante/Piauí
"Agora sou pedagogo e professor"
 

Maria Eliane Ribeiro da Silva - Teresina/Piauí
"Faço parte dos pobres que passaram a existir"
 

Jeoabem de Araújo Nogueira - Bom Jesus/Piauí
"Hoje temos educação, cultura e renda"

Tennyson Kesler Lustosa de Morais - Teresina/Piauí
“Estou estudando enfermagem através do ProUni e do Pronatec”
 

Kássio Costa - Teresina/Piauí
“Tenho orgulho de ser cotista”
 

Tamyres Laysla Messias - Teresina/Piauí
“Me graduei em Direito”
 

Aline Chaves - Teresina/Piauí
“Sou professora como sempre sonhei”

Rodrigo Amorim Oliveira Nunes - Teresina/Piauí
“Realizei meu sonho de ser fisioterapeuta”

RECOMENDADAS PARA VOCÊ