Doe Agora!

Veja entrevista de Lula ao SBT

Sobre seu depoimento, ex-presidente disse: "Eu quero ficar frente a frente com os meus acusadores"


Veja entrevista de Lula ao SBT

Imagem: SBT/Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em entrevista concedida nesta quarta-feira ao jornalista Kennedy Alencar, do SBT, afirmou que está ansioso para depor na 13ª Vara Federal de Curitiba no próximo dia 10 de maio, em processo conduzido pelo juiz Sérgio Moro, e que gostaria que a oitiva fosse transmitida ao vivo por toda e quaisquer rede de televisão interessada em fazê-lo.

“Eu quero ficar frente a frente com os meus acusadores. Você (dirigindo-se ao jornalista Kennedy Alencar) poderia fazer um pra mim? Enviar uma carta pro (juiz Sérgio) Moro pedindo que meu depoimento seja aberto para a imprensa? Para não ficar subordinado ao vazamento. Já que é para vazar, vamos fazer um depoimento aberto, ninguém esconde nada”, pediu Lula.

Segundo ele, o depoimento é uma oportunidade que ele terá de falar a verdade e se explicar à sociedade, após três anos “massacrado” pela mídia perante a opinião pública. “O grande problema da Operação Lava Jato é que eles se subordinaram aos meios de comunicação para obter sucesso. E, agora, não pode agora acabar com manchete inocentando o Lula, eles me acusam há três anos”. Eles sabem que não vão encontrar nada contra mim, mas estão fazendo o que podem fazer para evitar minha candidatura (à presidência da República).

Lula não deixou nada que lhe foi perguntado sem resposta. Sobre o fato de Moro ter proferido decisão obrigando-o a comparecer ao depoimento das 87 testemunhas que seus advogados elencaram para o processo, só para depois voltar atrás dizendo que pode rever a decisão se for reduzido o número de depoentes, Lula foi taxativo: “Nós chamamos quem achamos importante para exercer meu direito de defesa. Não tem barganha. Se precisar, eu me mudo para Curitiba para comparecer às audiências. Não deixaremos de ouvir quem consideramos importante.” 

Parte 1

Parte 2

Já a respeito de depoimentos de executivos que se encontram presos e que eventualmente alegam que o Lula seria o proprietário oculto do apartamento triplex em um condomínio no Guarujá, ele disse: “O MPF (Ministério Público Federal) começou mentindo e continua mentindo. Para provar que sou proprietário, tem que ter recibo, registro em cartório, uma escritura. Se eu não paguei, não tenho chave, se a empresa dá o apartamento como garantia de vários empréstimos que efetua, então o apartamento não pode ser meu! A mesma coisa com a chácara (de Atibaia): se eles sabem que tem dono, se investigaram tudo, e agora não sabem como sair da mentira, o problema não é meu, é deles!”

O ex-presidente respondeu também sobre as palestras que realizou após deixar o cargo de presidente da República, e da acusação de que elas seriam uma forma de pagamento de vantagens ilícitas a ele. “Quando deixei a Presidência, fui chamado por muitas empresas para ser consultor. O PT me registrou como funcionário e eu recusei um salário de R$ 23 mil. Quando comecei a palestrar, recebi propostas dos empresários que tinham trabalhado para líderes mundiais como do Gordon Brown e Bill Clinton. Fiz 72 palestras, para banco, empresa de automóvel, construtora, tem tudo. Eu era um conferencista caro porque deixei a presidência em 2010 sendo o presidente da República mais bem sucedido do século 21. Não é ufanismo, mas é preciso ter orgulho disso, enquanto brasileiro.”

Finalmente, Lula fez um balanço a respeito da Lava Jato, destacando que há, sim, aspectos positivos na operação: “A Lava Jato tem méritos na medida em que está apurando a corrupção. O problema é que o juiz Moro subordinou o sucesso da apuração à criminalização das pessoas na opinião pública, através da imprensa. Quem sabe das coisas primeiro não são os advogados de defesa, quem sabe primeiro é a imprensa, que execra as pessoas e facilita o trabalho de condenação. Isso, eu condeno. Se um juiz precisa da imprensa condenar publicamente para ele  ter razão, então precisamos rever o papel do Judiciário.”

Nota originalmente publicada em lula.com.br

RECOMENDADAS PARA VOCÊ