Doe Agora!

Abaixo-assinado por Lula Livre é lançado hoje na Espanha


Abaixo-assinado por Lula Livre é lançado hoje na Espanha

A Campanha do Comitê Internacional Lula Livre entregará o abaixo-assinado pela liberdade do ex-presidente à Corte da Espanha nesta quinta-feira (25). A Caravana Lula Livre Europa passou por 3 países (França, Portugal e Espanha) no mês de junho e obteve apoio do Podemos, partido espanhol. O evento no país ibérico contará com a presença de Maria Carvalho Dantas, brasileira eleita deputada federal pela Catalunha. Maria faz parte do partido de esquerda Esquerra Republicana de Catalunya (ERC), que faz oposição ao governo espanhol de extrema-direita.

O documento, que está disponível em seis idiomas e que pode ser assinado aqui, pede que a injusta prisão deLula seja revertida. O ex-presidente é vítima de perseguição da Operação Lava Jato, fato que fica cada vez mais evidente com as conversas entre procuradores da operação sendo divulgadas pelo The Intercept Brasil. O conluio principal entre o ex-juiz Sérgio Moro e o procurador Deltan Dallagnol foi desmascarado, e fica cada vez mais clara a intenção da Lava Jato de prender o ex-presidente, assim impedindo-o de participar das eleições de 2018.

Exemplo de luta

A deputada Maria Dantas foi eleita em abril desse ano pela Catalunha. Ela é figura importante na luta pelos direitos dos imigrantes no continente europeu. Em entrevista ao jornal O Globo, Dantas, que nasceu em Sergipe, afirmou ser importante “ter uma brasileira de uma família humilde do Nordeste do Brasil no Congresso Espanhol”. A brasileira foi para a Espanha em 1994 cursar uma especialização em direito ambiental. Por mais de 20 anos, ela fez parte de diversos movimentos sociais catalães e entrou na política para representar a luta da população carente, segundo o jornal espanhol El Periódico.

A entrada do VOX, partido espanhol de extrema-direita, no cenário político da Espanha foi outro motivo que levou Maria à se candidatar e lutar contra o racismo e xenofobia. A deputada afirmou que o VOX é “uma cópia barata da ultradireita brasileira liderada por Jair Bolsonaro”.

Da Redação da Agência PT de Notícias com informações do El Periodico

RECOMENDADAS PARA VOCÊ