Doe Agora!

Artigo debate presença militar na política brasileira

Nesta quarta-feita, doutora em Relações Internacionais Mariana Alves da Cunha Kalil apresenta estudo vencedor de edital do Instituto Lula


Artigo debate presença militar na política brasileira

Divulgação

Vencedora de edital do Instituto Lula, a doutora em Relações Internacionais Mariana Alves da Cunha Kalil apresenta nesta quarta-feira (23) seu artigo sobre as motivações geopolíticas para ampliação da presença militar na política brasileira entre 2013 e 2022. 

Com comentários de Antônio Jorge Ramalho, doutor em Sociologia, o webinário será transmitido a partir das 19h pelo canal do Instituto Lula .


O estudo sobre o tema Desafios da Ordem Global faz parte da série de projetos vencedores de editais do IL, exibidos ao longo de segundo semestre deste ano.

A primeira série de webinários abordou temas acerca da Soberania e Segurança na Era Digital

Segundo ciclo de webinários trata de Desigualdades: Identidades e Cuidados

Nova grade de webinários

Fruto do Ciclo de Estudos e Pesquisas que trata das Novas e Velhas Desigualdades na Era Digital, o Instituto Lula promove essa série de 18 webinários que apresentam e debatem estudos aprovados em chamadas públicas realizadas pelo IL no final de 2021. 

O edital PesquisAção ofereceu bolsas de R$ 6 mil cada para a realização de pesquisas. Um segundo edital ofereceu bolsas de R$ 3 mil para a produção de artigos. Os contemplados agora dividem seu conhecimento com o público por meio dessa série de webinários. Além disso, serão publicados três livros com uma coletânea desses artigos e pesquisas.

No mês passado, foram exibidos pelo canal do instituto onze desses seminários, sempre em consonância com o compromisso do IL em divulgar o conhecimento e estimular o debate necessário em qualquer sociedade democrática.

Com o início do período de campanha eleitoral, no entanto, as atenções passaram a se concentrar em torno das eleições e o conteúdo dos artigos não dialoga com esse contexto. Para evitar ilações inadequadas com a disputa presidencial, o Instituto – suprapartidário e sem fins lucrativos – decidiu reorganizar a grade dos webinários. Veja abaixo:

RECOMENDADAS PARA VOCÊ