Instituto Lula

Doe agora
Menu

Bono desafia Lula: vamos fazer juntos um Bolsa Família planetário

09/04/2013 14:45

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O que era para ser um reencontro de dois amigos acabou se transformando em uma produtiva reunião de trabalho. Na tarde desta terça-feira (9), em Londres, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o músico irlandês Bono, líder da banda U2, conversaram durante uma hora e falaram sobre o programa Bolsa Família, segurança alimentar, fome na África e, claro, futebol, paixão de ambos.

Para baixar fotos em alta resolução, visite o Picasa do Instituto Lula.

A pedido do roqueiro e ativista social, Lula resumiu os programas de inclusão social realizados no Brasil durante seu governo e que permitiram que fossem retirados do estado de miséria absoluta mais de 30 milhões de pessoas. De lápis na mão, o ex-presidente fez para Bono um cálculo estarrecedor:

“Some os 9,5 trilhões de dólares gastos para salvar bancos norte-americanos e europeus, depois da crise de 2008, mais os 1,7 trilhões de dólares despejados pelos EUA na guerra do Iraque, e você terá mais de US$ 11 trilhões. Isso significa que os recursos jogados na farra dos bancos e na invasão do Iraque seriam suficientes para montar um mega-programa Bolsa Família que atenderia a todos os pobres do mundo durante 150 anos”.

Para Bono, depois que o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, com problemas de saúde, retirou-se da politica, Lula converteu-se naturalmente no grande interlocutor mundial dos pobres:

“Lula, você é o único interlocutor capaz de falar com capitalistas e socialistas, com dirigentes dos países ricos e com as lideranças do Terceiro Mundo”.

O músico propôs somar os esforços do Instituto Lula e da organização não-governamental ONE, criada e dirigida por Bono para difundir e estimular, em países africanos, programas contra a fome e a miséria. Ele revelou também que, com o apoio de Bill Gates e do investidor George Soros, a ONE vem implantando na Tanzânia um projeto de produção de alimentos na savana inspirado no trabalho da brasileira Embrapa em Gana.

Ao final do encontro, Bono fez um desafio ao ex-presidente do Brasil:

“Você é hoje a única pessoa em condições de liderar uma cruzada internacional para transformar o Bolsa Família num programa planetário, que atenda a todos os pobres do mundo! Vamos, eu me junto a você e fazemos isso juntos!”

Lula e Bono ficaram de se reencontrar em breve para trocar relatórios de suas respectivas atividades, e já bateram o martelo: os dois estarão juntos nas arquibancadas do novo estádio do Corinthians, na abertura da Copa do Mundo de 2014.

Quer fazer parte desta bandeira? Compartilhe esta notícia via Facebook usando os botões desta página ou diretamente clicando aqui.

O vocalista do U2, Bono, gravou também uma mensagem em vídeo para os brasileiros após o encontro que teve com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Londres. Depois de convidar Lula a fazer um Bolsa Família planetário (leia matéria aqui), Bono disse que o ex-presidente brasileiro é um tesouro global que "nos inspira".

Bono é um ativista político e um dos idealizadores da Fundação One, que atua no combate à extrema pobreza e a favor de melhores políticas de desenvolvimento. Nesse papel, Bono já encontrou Lula em outras ocasiões, e sempre fez questão de deixar clara sua admiração pelo trabalho exercido no Brasil pelo ex-presidente.

Veja abaixo o vídeo com a mensagem de Bono.

Leia também:
Em encontro com parlamentares da União Europeia, Lula já havia falado no mesmo tema (5 de abril)
"É plenamente possível garantir que todo ser humano possa comer três vezes ao dia", diz Lula em Gana (16 de março)
Você é nosso chefe, disse Bono a Lula (encontro anterior entre os dois, publicada em 13 de abril de 2011)