Doe Agora!

Celso Amorim lança livro sobre memórias da política externa brasileira


A memória, o registro e o debate sobre a política externa “ativa e altiva” do Brasil são temas de fundo para o novo livro do diplomata e ex-ministro da Defesa, Celso Amorim. Com lançamento marcado entre os dias 11 e 24 de março, a obra “Teerã, Ramalá e Doha: Memórias da Política Externa Ativa e Altiva” convida o leitor a conhecer as memórias de Amorim durante o período 2003/2010, em que esteve à frente de outro ministério, o das Relações Exteriores, pasta que ocupou durante os dois mandatos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O livro resgata passagens marcantes na trajetória do ex-ministro, como a tentativa brasileira, em parceria com a Turquia, de mediar a negociação do programa nuclear iraniano, em 2010. Outros capítulos abordam as relações bilaterais na América do Sul; a aproximação com países árabes e a política em relação ao Oriente Médio; a formação dos BRICS; e a campanha global contra a fome a pobreza -  centro de uma reflexão sobre a chamada Cooperação Sul-Sul.

O primeiro evento que marca a série de lançamentos ocorre no dia 11 de março, no Rio de Janeiro; seguido do dia 16, quando o livro será lançado em Brasília; e, por fim, Amorim vem a São Paulo para o lançamento no dia 24 de março.

Teerã, Ramála e Doha é uma continuação ao livro "Breves Narrativas Diplomáticas", que também abordou importantes realizações na política externa brasileira ocorridas durante o governo Lula.

Serviço:

Lançamento do livro “Teerã, Ramalá e Doha: Memórias da Política Externa Ativa e Altiva”, de Celso Amorim

Rio de Janeiro

Dia: 11/03/2015

Horário: 19h30

Local: Saraiva Shopping Rio Sul, Rua Lauro Muller, 116 - Botafogo

Brasília

Dia: 16/03/2015

Horário: 19h30

Local: Saraiva Shopping Pátio Brasil SCS/B - Lote A, nível 1

São Paulo

Dia: 24/03/2015

Horário: 19h30

Local: Saraiva Shopping Pátio Higienópolis - Av. Higienópolis, 618-Higienópolis

RECOMENDADAS PARA VOCÊ