Doe Agora!

Censurado na eleição, Lula tem chance de falar a jornal

Ministro pediu para que o presidente do STF, Dias Toffoli, autorize a realização da conversa, uma vez que, liminar que suspendeu a entrevista perdeu validade


Censurado na eleição, Lula tem chance de falar a jornal

Ricardo Lewandowski (esq.) e Dias Toffoli (dir.). Arte Agência PT

Da Redação da Agência PT de Noticias, com informações do Jota

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski pediu, nesta terça-feira (4), o imediato cumprimento da decisão que autorizou que Lula conceda entrevistas para veículos de comunicação. A autorização do magistrado estava suspensa por conta de uma liminar do presidente da Corte, Dias Toffoli, que acatou o argumento de que uma entrevista do ex-presidente poderia influenciar nas Eleições 2018. Com isso, ele pede que Toffoli autorize a entrevista.

Como o pleito já passou, Lewandowski afirmou que a liminar do presidente do STF está esvaziada e não há mais obstáculos para que as entrevistas ocorram. No despacho, o magistrado pede que Toffoli decrete que a liminar foi prejudicada e autorize o jornalista Florestan Fernandes Júnior a entrevistar Lula.

O pedido de Lewandowski ocorre após uma verdadeira batalha de decisões monocráticas entre os ministros do STF. Durante o período eleitoral, o ministro autorizou a conversa de Lula com jornalistas, mas liminares do presidente da Corte e do vice-presidente, Luiz Fux, suspenderam os efeitos da decisão do colega. O episódio provocou uma crise interna.

Na época, Fernandes Júnior criticou a decisão e disse que as liminares tiraram-lhe “o direito de cumprir o papel de bem informar a população”.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ