Doe Agora!

Dia 17: webinário trata da teoria da privacidade LGBTQIA+

O artigo do especialista em ciência política Gabriel Penna Andrade é um dos vencedores de edital do Instituto Lula


Dia 17: webinário trata da teoria da privacidade LGBTQIA+

Divulgação

O tema é um dos vencedores de edital do Instituto Lula, com o especialista em ciência política Gabriel Penna Andrade

Por uma teoria da privacidade LGBTQIA+. Esse será o tema do debate promovido pelo Instituto Lula nesta quarta-feira (17), e transmitido pelo canal do IL  a partir das 19h. O artigo do mestrando em ciência política Gabriel Penna Andrade é um dos vencedores de edital do IL , que resultou em 18 webinários frutos do Ciclo de Estudos e Pesquisas do IL. Os comentários ao estudo serão da também mestranda em ciência política Emanuella Ribeiro Halfield.


Esse é o segundo ciclo de seminários e aborda Desigualdades: Identidades e Cuidados. No primeiro debate dessa série, o pesquisador Annibal Coelho de Amorim falou sobre as lutas das pessoas com deficiência . “É fundamental que as políticas públicas sejam efetivadas mas a partir das vozes e do protagonismo da luta dessas pessoas”, disse ele.

A nova face da economia dos cuidados foi pauta do webinário do dia 9. Doutorando em Ciências Sociais, Ezequiela Zanco Scapini falou sobre a invisibilidade do trabalho de quem cuida e da desvalorização desse serviço  que gera renda e riqueza. “O valor monetário global do trabalho de cuidados não remunerado prestado por mulheres a partir dos 15 anos de idade é de 10,8 trilhões de dólares por ano.”

Uma ampla pesquisa sobre soluções alimentares no combate à fome diante das mudanças climáticas  foi o estudo apresentado no dia 12 pela professora Vanessa Negrini, mestre e doutora em políticas de comunicação e cultura da Universidade de Brasília (UnB). “O Brasil é o quinto maior emissor global de metano. A redução de 50% no consumo de carne levaria à queda de 25% na emissão de metano”, informou a pesquisadora.

Movimentos identitários na era digital: estratégias no combate à pobreza no Brasil fecha esse segundo ciclo dos webinários, em 19 de agosto.

A primeira série de webinários abordou o tema Soberania e Segurança na Era Digital. Acompanhe. 

Outros webinários

Nos dias 22, 24, 26, 29, 31 de agosto e 2 de setembro, entra em pauta o tema Desafios da Ordem Global. Para encerrar o ciclo de debates, nos dias 5, 13 e 15 de setembro, o tema será Inclusão e Combate às Desigualdades. 

Com transmissão pelo canal do Instituto Lula, os webinários têm início sempre às 19h.  

Contribuição à sociedade

Fruto do Ciclo de Estudos e Pesquisas do Instituto Lula que trata das Novas e Velhas Desigualdades na Era Digital, os 18 webinários apresentam e debatem estudos aprovados em chamadas públicas realizadas pelo IL no final de 2021. O edital PesquisAção  ofereceu bolsas de R$ 6 mil cada para a realização de pesquisas. Um segundo edital ofereceu bolsas de R$ 3 mil para a produção de artigos . Os contemplados agora dividem seu conhecimento com o público também por meio dessa série de seminários exibidos pelo IL. Além dos webinários, serão publicados três livros com uma coletânea desses artigos e pesquisas.

“Depois de alguns meses de trabalho e discussões internas, esse é um momento oportuno para os autores receberem comentários, críticas e sugestões de convidados externos sobre seus trabalhos”, afirma o professor Luís Vitagliano, coordenador do núcleo de articulação e integração do projeto Velhas e Novas Desigualdades da Era Digital , do Instituto Lula.

“São estudos e pesquisas diretamente relacionados aos propósitos de atuação do Instituto Lula. O objetivo é contribuir para o esclarecimento e a solução de problemas relacionados ao desenvolvimento e soberania nacional, a redução das desigualdades e ao avanço social, político, econômico e ambiental do Brasil na era digital”, destaca Jorge Abrahão de Castro, doutor em Economia, integrante do Grupo de Acompanhamento de Temas Estratégicos (Gate)  e curador dos debates.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ