Doe Agora!

IL debate, em webinário, redução das desigualdades

Pesquisador Francisco Mata Machado, um dos vencedores de edital do Instituto Lula, apresenta artigo sobre tributos globais no combate à pobreza no canal do YouTube do Instituto Lula


IL debate, em webinário, redução das desigualdades

Divulgação

Pesquisador Francisco Mata Machado, um dos vencedores de edital do Instituto Lula, apresenta artigo sobre tributos globais no combate à pobreza

Taxação e o fundo de combate à desigualdade e à pobreza global. Esse é o tema do artigo do pesquisador Francisco Mata Machado,  apresentado nesta quarta-feira (24) pelo canal do IL. Os comentários são do doutor em Economia Guilherme Melo. O estudo é um dos contemplados por edital do Instituto Lula no âmbito do Ciclo de Estudos e Pesquisas sobre Novas e Velhas Desigualdades na Era Digital.

Assista ao vídeo no player abaixo

Este é o segundo webinário do terceiro ciclo de debates que agora abordam Desafios da Ordem Global. No dia 22, Giorgio Romano falou sobre a América Latina diante do “deslocamento” do centro dinâmico do Ocidente para o Oriente. A relação China e América Latina é assunto do artigo em debate no dia 31. E em 2 de setembro, a rota de integração latino-americana encerra esse ciclo.

A primeira série de webinários abordou temas acerca da Soberania e Segurança na Era Digital. Acompanhe. 

Segundo ciclo de webinários trata de Desigualdades: Identidades e Cuidados 

Ainda em setembro, mais quatro webinários serão apresentados nos dias 5, 7, 13 e 15, sob o tema Inclusão e Combate às Desigualdades.

Com transmissão pelo canal do Instituto Lula , os webinários têm início sempre às 19h.  

Contribuição à sociedade

Fruto do Ciclo de Estudos e Pesquisas do Instituto Lula que trata das Novas e Velhas Desigualdades na Era Digital, os 18 webinários  apresentam e debatem estudos aprovados em chamadas públicas realizadas pelo IL no final de 2021. O edital PesquisAção  ofereceu bolsas de R$ 6 mil cada para a realização de pesquisas. Um segundo edital  ofereceu bolsas de R$ 3 mil para a produção de artigos. Os contemplados agora dividem seu conhecimento com o público também por meio dessa série de seminários exibidos pelo IL. Além dos webinários, serão publicados três livros com uma coletânea desses artigos e pesquisas.

“Depois de alguns meses de trabalho e discussões internas, esse é um momento oportuno para os autores receberem comentários, críticas e sugestões de convidados externos sobre seus trabalhos”, afirma o professor Luís Vitagliano, coordenador do núcleo de articulação e integração do projeto Velhas e Novas Desigualdades da Era Digital , do Instituto Lula.

“São estudos e pesquisas diretamente relacionados aos propósitos de atuação do Instituto Lula. O objetivo é contribuir para o esclarecimento e a solução de problemas relacionados ao desenvolvimento e soberania nacional, a redução das desigualdades e ao avanço social, político, econômico e ambiental do Brasil na era digital”, destaca Jorge Abrahão de Castro, doutor em Economia, integrante do Grupo de Acompanhamento de Temas Estratégicos (Gate)  e curador dos debates.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ