Doe Agora!

Hoje: IL debate cooperativismo de plataforma

Modelo que já é uma realidade no Brasil e no mundo pode significar o fim da uberização? Acompanhe a partir das 19h


Hoje: IL debate cooperativismo de plataforma

Pixabay

Modelo que já é uma realidade no Brasil e no mundo pode significar o fim da uberização? Acompanhe a partir das 19h 

O Instituto Lula convida um time de especialistas em cooperativismo para debater o cooperativismo de plataforma. Esse modelo, que já é uma realidade no Brasil e no mundo, pode significar o fim da uberização? O encontro, no âmbito do projeto Velhas e Novas Desigualdades na Era Digital, será na segunda-feira (8), a partir das 19h, e pode ser acompanhado pelo canal do IL .

Muitas alternativas são possíveis, avaliam os pesquisadores. O objetivo do debate é falar sobre o trabalho e o uso das tecnologias, de forma justa, decente e com o protagonismo de quem faz. Refletir sobre alternativas e propostas surgidas no Brasil e no mundo, pensando nos trabalhadores que atuam por aplicativos das grandes incorporações. E levando em conta a forma como a uberização se conecta fortemente com o aumento da informalidade e com a precarização da força de trabalho. 

A mediação do encontro será feita por Vanessa Costa, pesquisadora colaboradora do Instituto Lula no tema cooperativismo de plataforma e doutoranda em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj/PPFH).

Os debatedores

Research fellow (2022-2023) do Institute for Cooperative Digital Economy (ICDE) da The New School (NY), Victor Barcellos é doutorando em Comunicação e Cultura na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), é graduado em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP). Na área de Comunicação, possui experiência em marketing digital, growth hacking, análise de dados, gestão de mídias sociais, produção de conteúdo, organização de eventos e assessoria de imprensa. No ensino superior, possui experiência na docência, pesquisa e coordenação acadêmica. No Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS), é pesquisador da equipe de Mídias.

Mãe do Ian (2019), a professora Julice Savagni atua no Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na área de Estudos Organizacionais. Credenciada no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da UFRGS, é uma das coordenadoras do Fairwork Brasil, vinculado à University of Oxford. Doutora em Sociologia (UFRGS/CAPES - 2012) é mestre em Ciências Sociais (Unisinos- 2011) e psicóloga (Unisinos- 2007).

Camila Capacle é gestora pública e coordenadora executiva de trabalho e economia criativa e solidária da Prefeitura Municipal de Araraquara. Doutora em Ciências Sociais pela Unicamp, mestre em ciência política pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), é graduada em ciências sociais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Atua com economia solidária desde 2005.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ