Doe Agora!

Encontro na Etiópia mostra como alimentação escolar pode mudar vidas


Encontro na Etiópia mostra como alimentação escolar pode mudar vidas

Foto: Agricultura na Etiópia

Com o propósito de compartilhar informações que beneficiem a alimentação escolar no projeto nacional da Etiópia, o workshop “Conectando agricultores familiares à alimentação escolar para promover o desenvolvimento local”, que acontece entre os dias 12 e 14 de janeiro, busca aumentar o número de agricultores familiares atendidos e estudantes beneficiados.

Realizado em Awassa (sul da Etiópia), o workshop destaca como a alimentação escolar aumenta a frequência de estudantes em regiões afetadas pela insegurança alimentar e estimula o diálogo político através de lições aprendidas a partir da interação entre agricultores familiares, cooperativas e o programa de aquisição de alimentos. 

De acordo com dados do PAA África (Programa de Aquisição de Alimentos para a África), há 4,6 milhões de crianças em idade escolar na Etiópia que vivem em áreas atingidas pela insegurança alimentar. No país, atualmente, 2,8 milhões de crianças não vão à escola. Durante a implementação do programa, cooperativas primárias da região foram convocadas para a aquisição local de alimentos. Além disso, mais de 1000 agricultores se beneficiaram do treinamento sobre produção de feijão e técnicas de plantio e colheita. 

No país, o PAA África, que também atende Malawi, Moçambique, Níger e Senegal, está em vigência nas zonas de Sidama, Silte e Guraghe, e beneficia mais de 2.000 agricultores familiares com a distribuição de sementes e fertilizantes e 10.000 alunos a partir da compra de dois milhões de refeições destinadas às escolas. 

RECOMENDADAS PARA VOCÊ