Instituto Lula

Doe agora
Menu

Florestan narra bastidores da entrevista com Lula

06/05/2019 09:20

No último dia 26, após mais de um ano silenciamento forçado, Lula concedeu uma entrevista aos jornalistas Florestan Fernandes Júnior, do El País, e Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo. Episódio histórico do jornalismo brasileiro, já foi visto por mais de 10 milhões de pessoas na internet. Florestan, em conversa com a TV 247, revelou os bastidores dessa que foi, segundo ele, a entrevista mais importante de sua vida.

O jornalista conta que se emocionou ao ver Lula entrar na sala e ir cumprimentá-los, ainda que a ordem fosse para que entrevistadores e entrevistado se mantivessem a uma distância de quatro metros. Segundo sua avaliação, o ex-presidente, “um retirante que passou fome, um sobrevivente”, não deu sinais de abatimento, pelo contrário: estava forte. “Entrou e saiu da sala de cabeça erguida”.

Florestan ainda revelou que a entrevista de Lula ocupou três das quatros primeiras posições no ranking de matérias mais visitadas do portal El País. “O mundo viu o Lula, menos a Rede Globo”, brincou. O jornalista resumiu assim a postura do ex-presidente: “Ele falou o que tinha que falar. Lula foi grande”. 

Assista ao vídeo da TV 247: