Doe Agora!

Há dois anos, Lula inaugurava a Transposição do Rio São Francisco

Multidão acompanhou os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, em 19 de março de 2017, na inauguração popular do maior legado do seu governo naquela região


Há dois anos, Lula inaugurava a Transposição do Rio São Francisco

Lula durante a inauguração popular da transposição. Foto: Ricardo Stuckert

Há dois anos Lula chegava a Monteiro, na Paraíba, para participar da Inauguração Popular da Transposição do São Francisco – o maior legado de seu governo para a região historicamente castigada pelas secas.

Uma multidão acompanhou os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff naquele 19 de março de 2017, quando finalmente ganhou forma o projeto que se estende por 477 km, levando água a 12 milhões de pessoas que vivem em 390 municípios dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

A transposição do Velho Chico era estudada já no tempo do Brasil Império. Mas foi só em 2007 que a ideia começou a sair do papel: “Não topei isso porque sou bonzinho, mas porque com sete anos de idade eu já carregava balde de água na cabeça, andando pra cima e pra baixo com a barriga cheia de esquistossomose”, disse Lula na ocasião.

“O povo nordestino é o dono do Rio São Francisco. O povo tem que ter direito à água, não apenas para beber e dar pros seus animais, mas para plantar um pé de alface, um pé de feijão, um pé de milho ou um pé de macaxeira. Acabou o tempo de dizer que o Nordeste é um lugar que só tem pobre. A matemática é simples. Não precisa ser grande doutor. Nós já provamos que o pobre não é problema. O pobre é a solução”, concluiu o ex-presidente.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ