Com exclusividade no aplicativo iLula, o terceiro encontro do ciclo “Debates fora da Caixa” vai ao ar nesta quinta-feira (19/05), das 16h às 18h. O debate foca na questão central do principio da soberania do Brasil no tema da Comunicação, a partir de análise feita por um grupo de especialistas, a convite do Instituto Lula.
O ciclo “Debates fora da Caixa” reúne especialistas que elaboraram texto com
sugestões de enfrentamento em temas da Era Digital, entre eles: indústria, mídias, redes, fontes, satélite, GPS, servidores, leis,
P&D, investimento, formação, educação, distribuição, internacionalização.
A criação de uma “Cesta Básica Digital Nacional” e do programa “Minha Casa com Internet”, estão entre as propostas feitas pelo grupos de especialistas, além do debate sobre padrões escolhidos com aceite da sociedade.
O encontro será moderado pelo curador do tema, o jornalista e escritor Daniel Castro, acompanhados por André Barbosa Filho, professor, pesquisador, músico e radialista; e Cosete Castro, pesquisadora e psicanalista que estuda mídias, inclusão digital e novos comportamentos.
Debate presente e futuro
A pandemia atual se segue a outras que assolaram o planeta periodicamente no decorrer dos últimos milênios, reforçando o caráter cíclico da história. Avanços tecnológicos de uma era tornam-se peças de museu em outra, e a Comunicação não foge a essa regra de ciclos e periodicidades. Ao longo da história as nações e economias mais bem sucedidas criaram seus próprios sistemas de comunicação e informação, o que envolveu complexos arranjos industriais altamente sofisticados e internacionalizados, grandes investimentos e profissionais de diferentes áreas. Não raro a decadência destas nações, até de verdadeiros impérios, coincidiu com o fim de seu domínio sobre tecnologias de comunicação e processos de informação, traduzidos na perda de soberania de suas narrativas. Grande parte das lideranças atuais no Brasil pensa Comunicação como área suporte, vinculada a comunicólogos, publicitários e jornalistas profissionais, e fortemente concentrada no universo do conteúdo, avaliando o que e quem publica ou “posta” nas redes sociais e diferentes mídias e veículos.
Mas o grande desafio de toda geração presente é compreender os registros históricos, observar os fluxos correntes e ter como prioridade o planejamento para criar bases futuras de desenvolvimento. E neste rito é fundamental não tergiversar sobre a importância da Comunicação como principio de Soberania.
A atual geração assiste a uma disputa por liderança global de um novo sistema estatal militar nacional e industrial de comunicação e informação, na qual o mercado é obrigado a seguir o vencedor. Neste contexto histórico, o Brasil precisa criar um plano estratégico com eixos de ações com interferência no curto, médio e longo prazo.
Debates fora da Caixa
O Instituto Lula formou, no final de 2020, 12 grupos de estudos sobre temáticas de fronteira, com abordagem, “fora da caixinha”. A cada um dos curadores de área temática coube formar seus grupos, explicitando o objeto de estudo e focando metodologia de trabalho, considerando gênero, raça, idade e região. O que gerou textos que foram apresentados entre os curadores e grupos de pesquisas, criados por área.
O objetivo agora é lançar o “Ciclo Debates Fora da Caixa”, com 12 encontros, de até duas horas cada, seguindo a estrutura de curadores e temas. Sempre às quintas-feiras, das 16h às 18h. A participação será exclusiva pelo APP do ILula.
O primeiro encontro ocorreu no dia 05 de maio, com o tema Infraestrutura Logística, apresentado por Murilo Francisco Barella e você pode conferir aqui.
O segundo encontro foi no dia 12 de maio, com apresentação de Jeroen Klink, que falou sobre o tema O papel das cidades. Confira aqui.
Os próximos serão:
26/05 (QUINTA-FEIRA), DAS 16H ÀS 18H
Democracia e Igualdade – Antônio Prado;
02/06 (QUINTA-FEIRA), DAS 16H ÀS 18H
Educação – Daniel Cara;
09/06 (QUINTA-FEIRA), DAS 16H ÀS 18H
Segurança e Cidadania – Francisco Teixeira;
16/06 (QUINTA-FEIRA), DAS 16H ÀS 18H
Bem estar e seguridade – Evilázio Salvador;
23/06 (QUINTA-FEIRA), DAS 16H ÀS 18H
Economia do Trabalho – José Francisco Siqueira Neto;
30/06 (QUINTA-FEIRA), DAS 16H ÀS 18H
Economia Internacional – Pedro Paulo Zahluar Bastos;
07/07 (QUINTA-FEIRA), DAS 16H ÀS 18H
Reposicionamento do Estado – José Celso Cardoso Junior;
14/07 (QUINTA-FEIRA), DAS 16H ÀS 18H
Cultura – Antônio
Albino Canelas Rubim
Baixe o aplicativo iLula neste link (https://app.institutolula.org/)