Doe Agora!

Inscrições encerradas: curso vai ensinar de big data a ciberespaço

Estão encerradas as inscrições para o novo curso oferecido pelo Instituto Lula, Soberania digital: tecnologia, diplomacia e segurança. A live de apresent...


Inscrições encerradas: curso vai ensinar de big data a ciberespaço

Estão encerradas as inscrições para o novo curso oferecido pelo Instituto Lula, Soberania digital: tecnologia, diplomacia e segurança. A live de apresentação do curso foi comandada por David Nemer, PhD em Computação, Cultura e Sociedade e pode ser assistida abaixo.

Organizador da iniciativa, o historiador Fernando Horta diz que “o mundo digital se mostra uma faca de dois gumes, com grandes possibilidades de desenvolvimento e transformação, mas, ao mesmo tempo, uma enorme gama de perigos que precisam ser conhecidos para que se possa enfrentá-los”. 

Na tentativa de proporcionar uma melhor compreensão do que é feito e como se consolida o mundo digital hoje, o curso tratará de conceitos como ciberespaço, internet das coisas, cibersegurança, big data, democracia digital, ciberterrorismo, governança digital, economia digital, inteligência artificial e machine learning.

Serão 28 horas de aulas divididas em quatro semanas. Tudo virtual, gratuito e com direito a certificado de conclusão. Para ter acesso às aulas, que serão disponibilizadas numa plataforma digital, é necessário fazer inscrição através do formulário abaixo até o dia 8 de abril.

Confira a programação:

1ª semana – Admirável Mundo-Novo

Aula 1 – A transformação digital 
Aula 2 – O conceito de “ciberespaço”

 2ª semana – Soberania tecnológica

Aula 1 – Desigualdade automatizada
Aula 2 – A internet das coisas (IoT) e a internet da gente

3ª semana – Diplomacia e segurança cibernética

Aula 1 – Cybersegurança e governança digital
Aula 2 – O caráter da ciberpolítica

4ª semana – Economia digital

Aula 1 – Produção e finanças na era digital
Aula 2 – O capitalismo de vigilância 

RECOMENDADAS PARA VOCÊ