Doe Agora!

Instituto inicia programa de formação de mulheres

Com uma turma formada por 500 mulheres de todo o país, o Instituto Lula dá início ao processo formativo ?UMOJAR: mulheres em formação? neste sábado...


Instituto inicia programa de formação de mulheres

Com uma turma formada por 500 mulheres de todo o país, o Instituto Lula dá início ao processo formativo “UMOJAR: mulheres em formação” neste sábado (19). “Economia do Cuidado: ação política e futuros possíveis” é o primeiro curso oferecido no âmbito do “UMOJAR” — por enquanto, na modalidade Educação a Distância. 

O pontapé inicial será dado por Dulci Lima, que ministrará a aula “Discutindo a relação: mulheres X Estado, governo, sociedade civil”. Dulci é doutora em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC, mestra em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e bacharel em História pela Universidade de São Paulo. 

A proposta 

O tema orientador do curso é a Economia do Cuidado. Este conceito dialoga sobre as tarefas relacionadas ao “cuidar do outro”, que atravessam especialmente e sobretudo o cotidiano das mulheres.  

O curso é um convite à reflexão sobre nosso lugar no mundo. A partir da compreensão dos papéis do Estado, governo e sociedade civil na experiência social das mulheres, as aulas visam abrir horizontes sobre a herança que deixaremos para aquelas que virão depois de nós. Para isso, o curso busca capacitar as alunas para a construção de uma rede de incidência política, sempre em diálogo com os desafios impostos pela era digital. Ao final da formação, elas apresentarão um trabalho no formato de Plano de Ação.

Umoja, nossa inspiração

Localizado no norte do Quênia, Umoja é um vilarejo habitado somente por mulheres vítimas de diferentes formas de violência e abuso. Na língua suaíli, Umoja significa “unidade” e por isso foi a palavra escolhida para batizar um espaço de acolhimento, que traz às mulheres possibilidades outras além de sobreviver. A partir da reconstrução de si, elas tecem outras narrativas de amor e de autonomia, que servirão para mulheres da África e do mundo todo. 

Umoja, para nós, é verbo: vem UMOJAR com a gente! Em breve abriremos novas turmas. Acompanhe nossas redes.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ