Doe Agora!

Mundo do trabalho: curso em parceria com Instituto Pátria

Em parceria com o Instituto Pátria, da vice-presidenta argentina Cristina Kirchner, apresentamos o curso Perspectivas sobre o ...


Mundo do trabalho: curso em parceria com Instituto Pátria

Em parceria com o Instituto Pátria, da vice-presidenta argentina Cristina Kirchner, apresentamos o curso Perspectivas sobre o mundo do trabalho no Brasil e na Argentina. As aulas programadas visam contribuir para a formação política a partir do conhecimento sobre a história do movimento operário e dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.

Com início em 13 de outubro, o curso contará com quatro encontros virtuais, sempre às quartas-feiras, de 18h30 até 20h30. A atividade é fechada para alunos inscritos. 

Confira a programação:

Primeiro Encontro - 13/10

Referências e lideranças sociais e sindicais do Brasil e na Argentina. Movimentos políticos, sociais e reinvindicação. Líderes e marcos históricos.
Docente do Brasil: Clara Levin Ant; Docente da Argentina: Hector Pedro Recalde

Segundo Encontro - 20/10

A revolução industrial. O nascimento do movimento operário. A reação ante o surgimento dos sindicatos. Sindicatos e ideologia.
Docente do Brasil: Artur Henrique; Docente da Argentina: Hector “Gringo” Amichetti

Terceiro Encontro - 27/10

Noções de Economia. Estado, Mercado e Sociedade. Dependência econômica. América do Sul e os países centrais. Distribuição de renda o paradigma agroexportador.
Docente do Brasil: Juvandia Moreira Leite; Docente da Argentina: Mara Ruíz Malec

Quarto Encontro - 3/11

Liberdade sindical. A  greve como chave de compreensão. O papel do Estado. Relações de trabalho modernas. Os projetos de retirada de direitos trabalhistas.
Docente do Brasil: Antonio Carlos Carvalho; Docente da Argentina: Gustavo Ciampa

Inscreva-se:


RECOMENDADAS PARA VOCÊ