Instituto Lula

Doe agora
Menu

Paz e integração latino-americana são temas de encontro de Lula e prefeito de Bogotá

03/06/2013 10:58

Lula e Gustavo Petro estiveram juntos em janeiro no encontro com intelectuais sul-americanos “Caminhos progressistas para o desenvolvimento e integração regional”, promovido pelo Instituto Lula. Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontra nesta segunda-feira (3) com Gustavo Petro, prefeito da cidade de Bogotá. Eleito em outubro de 2011 para governar a capital colombiana, Gustavo Petro tem inovado a atuação da prefeitura em temas importantes como o combate à violência e às drogas. Em janeiro ele esteve em São Paulo e participou do encontro com intelectuais sul-americanos "Caminhos progressistas para o desenvolvimento e integração regional", promovido pelo Instituto Lula.

Na mesma ocasião, Petro se reuniu também com o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, com quem assinou memorandos de entendimento em temas como mobilidade urbana, mudanças climáticas e segurança.

Em abril, Lula gravou um vídeo em apoio ao Encontro Internacional pela Paz, promovido pela Prefeitura de Bogotá e diversas organizações sociais, com o respaldo do governo colombiano. "A mais poderosa arma em favor da paz é o diálogo", disse Lula na ocasião. E completou: "A Colômbia, por tudo que representa na América Latina, por tudo que seu povo tem de extraordinário, merece a oportunidade de ter no século 21, a paz que não teve na segunda metade do século 20. A vitória da Colômbia na batalha da paz será não só de vocês, mas de todos da América Latina".

O encontro com o prefeito de Bogotá será o primeiro de uma série de compromissos internacionais do ex-presidente nesta semana. Lula parte neste segunda-feira (3) para a Colômbia, primeira etapa de uma viagem de cinco dias pela região andina, na qual também visitará o Peru e o Equador. Lula irá se encontrar com chefes de estado, debater programas sociais na Colômbia, e receber títulos de doutor honoris causa da Universidade Nacional Maior de São Marcos, no Peru, e de três instituições no Equador, a Universidade Internacional do Equador, a Universidade Andina Simon Bolívar e a Escola Superior Politécnica del Litoral.

Gustavo Petro Urrego
O atual prefeito de Bogotá, é economista formado pela Universidade Externado da Colômbia e desde jovem ocupou diversos cargos políticos. Foi assessor do governo da Dinamarca, trabalhou na Embaixada da Colômbia na Bélgica e foi eleito para cargos legislativos, entre eles o de senador da República, em 2006, com a segunda maior votação do país. Em outubro de 2011 foi eleito prefeito de Bogotá e tem inovado a atuação da prefeitura em temas importantes como o combate à violência e às drogas.

Leia mais:
Assista ao vídeo que Lula gravou para o Encontro Internacional pela Paz
Intelectuais ressaltam importância do encontro por integração da América Latina
Conheça a agenda internacional de Lula na Colômbia, no Peru e no Equador
Saiba mais sobre a Iniciativa América Latina do Instituto Lula