Instituto Lula

Doe agora
Menu

IL e FES apresentam pesquisa sobre idosos e LGBTQIA+

24/05/2022 18:38

Divulgação

Na sexta-feira (27/05), o Instituto Lula e a Fundação Friedrich Ebert (FES Brasil ) promoveram uma live no canal do Instituto Lula  para apresentar os resultados parciais da pesquisa “Novas Formas de Representação Diante da Transformação Digital". O tema da live é “Representação digital para idosos e público LGBTQIA+".

Apresentaram a pesquisa os professores Vicente Faleiros, coordenador do Fórum Distrital da Sociedade Civil (DF),  Regina Facchini, do núcleo de estudos de gênero da Unicamp e Cosette Castro, pesquisadora do Instituto Lula.

Do que trata a pesquisa?

As constantes mudanças no mundo digital têm consequências direta nas práticas cotidianas de uso social e apropriação das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Essas mudanças alteram drasticamente as formas de representação de interesses, seja na área econômica, política, social, cultural, religiosa, sindical/ associativa e tecnológica, além de Influenciar o processo de construção das agendas, a tomada de decisão política, a formação de lideranças e também as políticas públicas.

Por exemplo: cerca de 83% da população do Brasil tem acesso à internet no Brasil, no entanto, desse total, 58% das pessoas têm acesso apenas pelo celular. As desigualdades ficam ainda mais em evidência quando analisamos a situação de negros, periféricos, quilombolas, LGBTQIA+, mulheres e idosos. Por isso, a pesquisa é uma ferramenta para elaborar políticas públicas mais inclusivas.

A pesquisa foi feita com 229 participantes: lideranças e militantes da cidade, do campo, das florestas e das águas das diferentes regiões brasileiras. 

Assista a live no player abaixo:


Clique nos links para baixar os PDFs das publicações referentes à pesquisa:

  • Livreto 1 - Democracia e representatividade - Novas formas de representação diante da transformação digital
  • Livreto 2 - Representatividade, inclusão e democracia no Brasil - Um olhar para a transformação digital
  • Revista 1 - Democracia e representatividade - Novas formas de representação diante da transformação digital (conteúdo resumido)
  • Revista 2 - Representatividade, inclusão e democracia no Brasil - Um olhar para a transformação digital (conteúdo resumido)