Divulgação
Na sexta-feira (27/05), o Instituto Lula e a Fundação Friedrich Ebert (FES Brasil ) promoveram uma live no canal do Instituto Lula para apresentar os resultados parciais da pesquisa “Novas Formas de Representação Diante da Transformação Digital". O tema da live é “Representação digital para idosos e público LGBTQIA+".
Apresentaram a pesquisa os professores Vicente Faleiros, coordenador do Fórum Distrital da Sociedade Civil (DF), Regina Facchini, do núcleo de estudos de gênero da Unicamp e Cosette Castro, pesquisadora do Instituto Lula.
Do que trata a pesquisa?
As constantes mudanças no mundo digital têm consequências direta nas práticas cotidianas de uso social e apropriação das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Essas mudanças alteram drasticamente as formas de representação de interesses, seja na área econômica, política, social, cultural, religiosa, sindical/ associativa e tecnológica, além de Influenciar o processo de construção das agendas, a tomada de decisão política, a formação de lideranças e também as políticas públicas.
Por exemplo: cerca de 83% da população do Brasil tem acesso à internet no Brasil, no entanto, desse total, 58% das pessoas têm acesso apenas pelo celular. As desigualdades ficam ainda mais em evidência quando analisamos a situação de negros, periféricos, quilombolas, LGBTQIA+, mulheres e idosos. Por isso, a pesquisa é uma ferramenta para elaborar políticas públicas mais inclusivas.
A pesquisa foi feita com 229 participantes: lideranças e militantes da cidade, do campo, das florestas e das águas das diferentes regiões
brasileiras.
Assista a live no player abaixo:
Clique nos links para baixar os PDFs das publicações referentes à pesquisa: