Faça parte. Contribua. Aprenda.

Contribua e aprenda com grandes intelectuais.
Doe R$ 200 ou mais e ganhe um curso. — Curso do mês: Filosofia e feminismo, com Marcia Tiburi.

Instituto Lula

Menu

Livro sobre 10 nos de governos pós-neoliberais ultrapassa marca dos 470 mil downloads

24/06/2013 16:36

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O livro “10 anos de governos pós-neoliberais no Brasil – Lula e Dilma” ultrapassou, em pouco mais de um mês, a marca de 470 mil downloads no site da Flacso, a Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais. Organizado por Emir Sader e Pablo Gentili, o livro é uma reflexão sobre as conquistas da última década. O texto inicia com uma entrevista com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e reúne reflexões de alguns dos melhores pensadores brasileiros. É uma proposta de aprofundamento das discussões sobre os governos Lula e Dilma Rousseff pela ótica progressista. Como diz Lula no primeiro capítulo, o debate é fundamental para o futuro. “Não se muda gerações de equívocos em apenas uma geração”. Isso requer ainda muita reflexão e muito trabalho.

"Fica claro que esse sucesso virtual não prejudica a venda do livro — cuja primeira edição, de três mil exemplares, se esgotou em três semanas — e demonstra o potencial enorme de leitores de que dispomos", conta Emir Sader. Para efeito de comparação, o sociólogo conta que no Conselho Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais (Clacso), tem uma biblioteca virtual com dezenas de milhares de livros abertos para download gratuito. Mensalmente, são baixados cerca de um milhão e 200 mil textos e livros. Sozinho, o livro “10 anos de governos pós-neoliberais no Brasil – Lula e Dilma” representou um terço da média histórica de toda a biblioteca. "Sinto que estamos contribuindo para politizar o debate político no Brasil, com visões alternativas àquelas disseminadas pela velha mídia, cujos jornais e revistas cada vez mais se parecem uns aos outros", conta.

Pablo Gentili, também organizador do livro, conta que o número foi uma surpresa mesmo para quem está acostumado ao volume de acessos no site da Clacso, de mais de 40 mil textos ao dia. Além do tema, Pablo diz que a qualidade dos convidados está por trás do sucesso que tornou o livro "um verdadeiro blockbuster"

Para baixar o livro:
“10 anos de governos pós-neoliberais no Brasil – Lula e Dilma” está disponível gratuitamente nas versões PDF e ePUB, formato de arquivo digital padrão específico para ebooks e pode ser baixado no link: http://www.flacso.org.br/dez_anos_governos_pos_neoliberais/livro1.php