Doe Agora!

Lula é agora cidadão de Santo André


Lula é agora cidadão de Santo André

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na noite desta quarta-feira (30), o título de Cidadão Honorário de Santo André. Ele se declarou "filho de Santo André" e lembrou que o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que ele presidiu, nasceu na cidade.

Para ver mais fotos e baixar imagens em alta resolução, visite o Picasa do Instituto Lula.

Lula lembrou que foi no sindicalismo do ABC que surgiu sua motivação para criar um partido. "Foi de ver que faltavam trabalhadores eleitos que resolvi criar o PT". O ex-presidente ressaltou que o partido conseguiu muitas vitórias em Santo André, entre elas "o milagre que Celso Daniel fez nesta cidade".

O ex-presidente declarou ainda que seu título é do povo de Santo André, "que teve coragem de ir à urna e eleger um metalúrgico sem diploma universitário". Ele destacou que seu governo e o do presidenta Dilma foram os que mais criaram universidades, além de programas para facilitar o acesso ao ensino superior, como o Fies.

Lula frisou a importância de falar com a juventude, explicar a eles o que foi feito no país nos últimos anos. "Um jovem de 20 anos tinha oito anos quando fui eleito. Ele não tem a menor obrigação de saber o que aconteceu".

Em seu discurso de homenagem a Lula, Tiago Nogueira, proponente do título, disse que faltava ao ex-presidente essa honraria. "Ele recebeu na semana passada seu 27º honoris causa, mas faltava o título aqui de Santo André". Ele lembrou a atuação de Lula no movimento pelas Diretas Já e a importância da Universidade Federal do ABC, criada no governo Lula, para a região.

A ministra do planejamento, Miriam Belchior, também falou da importância da UFABC para os jovens da região. "A universidade projetou o ABC como uma região geradora de conhecimento", destacou ela, que também lembrou a importância do movimento sindical para o ABC.

O prefeito de Santo André, Carlos Grana, começou destacando que Santo André se sente homenageada por receber Lula e tê-lo como cidadão. Durante a cerimônia, Lula e os presentes assistiram ainda a uma apresentação de 40 crianças do projeto Educarsamba.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ