Faça parte. Contribua. Aprenda.

Contribua e aprenda com grandes intelectuais.
Doe R$ 200 ou mais e ganhe um curso. — Curso do mês: Filosofia e feminismo, com Marcia Tiburi.

Instituto Lula

Menu

Lula ganha prêmio internacional por combate à fome

21/06/2011 15:59

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi anunciado, nesta terça-feira (21), em Washington, como um dos ganhadores do prêmio World Food Prize de 2011.

O outro vencedor do prêmio deste ano foi John Agyekum Kufuor, ex-presidente de Gana. Ambos os países devem cumprir e ir além dos objetivos das Metas do Milênio da ONU, de reduzir a pobreza pela metade até 2015.

“Eu estou convencido  de que o que foi importante durante minha administração é resultado da parceria com a população brasileira” disse o ex-presidente Lula, que está em viagem ao México. “Eu estou emocionado de saber que o Brasil foi escolhido como um país que conseguiu boas políticas na área da agricultura e combate à fome. O Brasil tem muito a mostrar na área de segurança alimentar. E nós queremos compartilhar nossa experiência com outros países, especialmente da África e os países mais pobres da América Latina – tanto nosso conhecimento técnico, quanto do ponto de vista da produtividade e distribuição de alimentos."

O comunicado do prêmio lembra que Lula, antes mesmo de assumir o governo, decidiu que sua prioridade seria combater a pobreza e a fome. Destaca também que, através de iniciativas dentro do programa Fome Zero, como o Bolsa Família, o programa Mais Alimentos e o programa de aquisição de alimentos para merenda escolar, houve uma significativa melhora na produção e acesso aos alimentos no Brasil.

O reconhecimento é especialmente importante no momento em que o Brasil apoia a candidatura de José Graziano para a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). O país, que tem personalidades reconhecidas por sua atuação contra a fome desde o médico Josué de Castro, nas décadas de 1940 e 1950, agora busca a liderança no organismo multilateral.

A eleição para a FAO acontecerá durante o congresso da entidade, que começa no dia 25 de junho, em Roma. O ex-presidente Lula publicou domingo, no jornal inglês The Guardian, um artigo apoiando a candidatura.

O World Food Prize existe desde 1986, e premia pessoas que tiveram contribuições extraordinárias para o fim da fome no mundo. Seu criador foi o cientista americano Norman E. Bourlag, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1970.