Doe Agora!

Lula inaugura escola Dona Lindu


Lula inaugura escola Dona Lindu

Foto: Heinrich Aikawa/Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na noite desta quinta-feira (5) da inauguração da sede da Escola Livre para Formação Integral "Dona Lindu". A instituição de ensino é um projeto de 30 anos do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que já oferece 10 cursos, em parceria com o Senai e o Instituto Federal São Paulo.

Para baixar fotos em alta resolução, visite o Picasa do Instituto Lula.

Lula visitou salas de estudo, o laboratório e a biblioteca da escola. Durante a visita, Lula conversou com alunos e deixou um recado: "Prestem atenção na aula que um dia você podem ser presidente da República". Ele começou seu discurso pedindo um minuto de silêncio pela morte de Nelson Mandela e falou sobre o grande líder mundial (leia mais aqui).

Lula contou que foi diretor da extinta Escola Tiradentes, chamada “escola de madureza” que funcionava no Sindicato dos Metalúrgicos e foi a primeira experiência de ensino do sindicato. O ex-presidente também lembrou que foi o primeiro a levar um diploma para casa. “Ter uma profissão é o início da dignidade do ser humano”.

O nome da escola é uma homenagem à mãe de Lula, que o incentivou a fazer o curso de torneiro mecânico no SENAI. “Eu quero que os pais das pessoas que estudam aqui sintam o mesmo orgulho que minha mãe sentiu ao colocar o seu Lulinha em um curso do SENAI”, afirmou Lula. O ex-presidente ressaltou a importância da formação na independência das mulheres e citou que sua mãe foi um exemplo de coragem e perseverança.

Ironi Maria Silva, aluna da instituição, destacou que o trabalhador tem pouco tempo para estudar, mas precisa de qualificação. "Esta escola dá a oportunidade de estudar e trabalhar ao mesmo tempo". O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, ressaltou: "Esta é mais uma realização de um sonho da categoria".

RECOMENDADAS PARA VOCÊ