Doe Agora!

Lula: Brasil arrisca repetir cenas devastadoras

Em entrevista ao jornal britânico, ex-presidente diz que Bolsonaro está levando a sociedade “ao matadouro”


Lula: Brasil arrisca repetir cenas devastadoras

Foto: Reprodução l The Guardian

Jair Bolsonaro está liderando os brasileiros “para o matadouro” com seu tratamento criminalmente irresponsável no combate ao coronavírus, diz o ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva.

Em uma entrevista apaixonada ao ‘Guardian’ – que aconteceu quando o número de mortos no Brasil no Covid-19 chegou a 1.924 – Lula disse que, ao minar o distanciamento social e demitir o próprio ministro da Saúde, o líder “troglodita” do Brasil arrisca repetir as cenas devastadoras que acontecem no Equador, onde famílias tiveram que despejar cadáveres de seus entes queridos nas ruas.

“Infelizmente, temo que o Brasil sofra muito por causa da imprudência de Bolsonaro. Receio que, se isso crescer, o Brasil poderá ver alguns casos como aquelas imagens horríveis e monstruosas que vimos em Guayaquil”, diz o esquerdista de 74 anos.

“Não podemos apenas querer derrubar um presidente porque não gostamos dele”, admitiu Lula. “[Mas] se Bolsonaro continuar cometendo crimes de responsabilidade … [e] tentando levar a sociedade ao matadouro – que é o que ele está fazendo – acho que as instituições precisarão encontrar uma maneira de classificar Bolsonaro. E isso significa que você precisará ter um impeachment”.

Bolsonaro – um ex-capitão do exército orgulhosamente homofóbico já desprezado por brasileiros progressistas por sua hostilidade ao meio ambiente, direitos indígenas e às artes, bem como seus supostos vínculos com a máfia do Rio – alienou milhões a mais com sua postura de desprezo ao coronavírus, que ele menospreza como “histeria” da mídia e “um resfriadinho”.

Desde que a Organização Mundial da Saúde declarou a pandemia em 11 de março, o presidente do Brasil repetidamente afasta o nariz para o distanciamento social, primeiro incentivando e participando de protestos pró-Bolsonaro e depois com uma série de visitas provocativas a padarias, supermercados e farmácias. Durante um passeio desnecessário, Bolsonaro declarou: “Ninguém impedirá meu direito de ir e vir”.

Em março, o populista de direita chegou a sugerir que os brasileiros não precisassem se preocupar com o Covid-19, pois costumam banhar-se nos esgotos “e nada acontece”.

Tais medidas colocaram Bolsonaro em desacordo com seu próprio ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, médico que virou político e foi demitido na quinta-feira depois de contestar o comportamento do presidente.

Enquanto isso, o filho político de Bolsonaro, Eduardo, levou a bola de demolição para os laços com o parceiro comercial mais importante do Brasil, a China, acusando os líderes do partido comunista de serem culpados pela crise do coronavírus.

As ações de Bolsonaro provocaram protestos noturnos de panelaços nas cidades de todo o país e desprezaram todo o espectro político.

“O coronavírus deve estar rindo demais”, escreveu Eliane Cantanhêde, colunista do jornal conservador Estado de São Paulo, sobre as travessuras de Bolsonaro nesta semana.

O governador de direita do estado mais populoso do Brasil, São Paulo, declarou o país em guerra contra o coronavírus e o “Bolsonarovírus”.

Lula, que governou de 2003 a 2010, disse que as ações “grotescas” de Bolsonaro estão colocando em risco vidas, “induzindo um pedaço da sociedade a contrair coronavírus”, ignorando as diretrizes de distanciamento adotadas pelo próprio Ministério da Saúde do Brasil.

“É natural que uma parte da sociedade não entenda a necessidade de ficar em casa ou o quão sério isso é – especialmente quando o presidente da República é um troglodita que diz que é apenas uma gripezinha”, diz Lula por videochamada da cidade brasileira de São Bernardo do Campo, onde está isolado após retornar de uma turnê pela Europa.

“A verdade é que Bolsonaro não tem equilíbrio psicológico para liderar um país. Ele não pensa no impacto que seus atos destrutivos têm na sociedade. Ele é imprudente”, insiste.

Bolsonaro diz que sua oposição ao distanciamento decorre de seu desejo de proteger os cidadãos mais vulneráveis ​​do Brasil e seus empregos.

Depois de demitir seu ministro da Saúde, Bolsonaro afirmou estar lutando pelo “povo brasileiro sofredor” e alertou que o coronavírus ameaçava se tornar “um verdadeiro moedor de carne”.

“Em nenhum momento o governo abandonou os mais necessitados… As massas empobrecidas não podem ficar presas em casa”, disse Bolsonaro. “Eu sei… a vida não tem preço. Mas a economia e o emprego devem voltar ao normal”.

Lula, que nasceu na pobreza rural e ganhou aplausos internacionais por sua luta contra a fome, zomba da ideia de Bolsonaro ser um defensor dos pobres.

“Bolsonaro só está interessado em si mesmo, em seus filhos, em alguns generais bastante conservadores e em seus amigos paramilitares”, afirmou, referindo-se a alegações de longa data sobre os laços familiares do presidente brasileiro com a máfia do Rio de Janeiro.

“Ele não fala com a sociedade. Bolsonaro não tem ouvidos para ouvir. Ele só tem boca para falar bobagem”, diz Lula.

Embora o ex-presidente do Brasil aponte que o impeachment era uma opção, ele admite que atualmente não há apoio para isso no congresso do país, como ocorreu quando sua sucessora, Dilma Rousseff, de esquerda, afastada em 2016.

Ele disse que muitos políticos de direita acham mais prudente permitir que Bolsonaro continue sabotando suas chances de reeleição em 2022 por sua própria incompetência – antes de eleger outro presidente da direita.

Lula, que foi afastado da eleição de 2018 após ser preso por acusações de corrupção disputadas, sinalizou que ele não seria o candidato de esquerda nessa disputa.

“Perdi meus direitos políticos, então não estou falando de mim mesmo”, disse Lula, que foi libertado em novembro de 2019 após 580 dias de prisão, em decisão da suprema corte.

“Mas vou lhe dizer uma coisa, você pode ter certeza de que a esquerda estará governando o Brasil novamente depois de 2022. Não precisamos conversar sobre quem é o candidato agora. Mas votaremos em alguém comprometido com os direitos humanos e que os respeite, que respeite a proteção ambiental, que respeite a Amazônia… que respeite os negros e os indígenas. Vamos eleger alguém comprometido com os pobres deste país”.

Observadores da política brasileira têm menos certeza de que Bolsonaro está totalmente baqueado – ou que a esquerda está bem posicionada para substituí-lo.

Alguns acreditam que Bolsonaro – um dos quatro líderes mundiais ainda menosprezando o coronavírus ao lado dos presidentes autoritários da Nicarágua, Bielorrússia e Turquemenistão – eliminou suas chances de um segundo mandato com sua resposta à crise.

Mas Thomas Traumann, comentarista político e ministro das Comunicações de Dilma, disse que essa certeza era prematura: “Faltam dois séculos até 2022”.

Traumann disse que ficou claro que Bolsonaro havia se enfraquecido severamente – mas até agora políticos de direita, como os governadores do Rio de Janeiro e São Paulo, pareciam capitalizar mais com os erros de Bolsonaro.

E, finalmente, o Brasil está entrando em semanas tão imprevisíveis e potencialmente tumultuadas que é impossível saber quais serão as consequências políticas.

“Sabemos que Bolsonaro sairá mais fraco. Sabemos que seus erros não serão perdoados”, diz Traumann.

Como as fichas políticas cairiam depois disso é uma incógnita, acrescenta Traumman, comparando a situação do Brasil ao início de uma montanha-russa.

“Tudo o que sabemos é que muitos loops estão por vir. Estamos nos mudando para um mundo desconhecido. Estamos navegando na escuridão.”

Lula disse ter certeza de uma coisa: que em um momento de crise nacional, o Brasil precisava de um líder capaz de unir seus 211 milhões de cidadãos.

“Um presidente deve ser como o maestro de uma orquestra”, disse ele. “O problema é que nosso maestro não sabe nada sobre música, não consegue ler uma partitura e nem sabe como as batutas funcionam”.

“Ele está tentando tocar música clássica com os instrumentos que você usa para tocar samba. Ele transformou sua orquestra em loucura – uma torre de Babel”, diz Lula. “Ele não sabe o que está fazendo no palácio presidencial… nem mesmo Trump o leva a sério”.

Por lula.com.br

RECOMENDADAS PARA VOCÊ